Inscrições para o vestibular das Fatecs terminam nesta quinta (13)
Connect with us

Educação

Inscrições para o vestibular das Fatecs terminam nesta quinta (13)

Para participar, é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 90; a prova está programada para o dia 30 de junho

Published

on

Atualizado há

Jovens fazendo prova do vestibular da Fatec
Fatecs oferecem 92 opções de cursos superiores de tecnologia gratuitos. Foto: Roberto Sungi

As inscrições para o vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o segundo semestre podem ser realizadas até as 15h desta quinta-feira, 13 de junho, pelo site vestibularfatec.com.br. Para participar, é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 90. A prova está programada para o dia 30 de junho.

Requisitos de participação

Para se inscrever no Vestibular das Fatecs, o candidato deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio, ou equivalente. A comprovação da conclusão do curso é necessária no ato da matrícula.

Vagas e cursos oferecidos

O Centro Paula Souza (CPS), que administra as Fatecs, oferece 14.406 vagas em cursos superiores de tecnologia gratuitos para este processo seletivo. Além disso, 5.109 vagas estão reservadas para os candidatos do Provão Paulista, totalizando 19.515 vagas para formação profissional gratuita de nível superior.

Os candidatos podem optar por cursos presenciais bem como a distância (EaD), distribuídos pelas unidades das Fatecs em todas as regiões do Estado de São Paulo. Os currículos dos cursos recebem constante atualizações a fim de atender às demandas do mercado de trabalho, oferecendo 92 opções de cursos. A relação completa de cursos e vagas está disponível no site do processo seletivo.

Facilidades para a inscrição

As Fatecs disponibilizam computadores e acesso à internet para os candidatos que necessitem. Dessa forma, para utilizar esses recursos, é preciso entrar em contato com a unidade de interesse para obter informações sobre datas e horários disponíveis.

Sistema de Pontuação Acrescida

O Centro Paula Souza (CPS) adota um Sistema de Pontuação Acrescida que concede bônus à nota final do exame. Estudantes afrodescendentes recebem um acréscimo de 3%, e aqueles que cursaram o Ensino Médio integralmente na rede pública nacional ganham 10% de bônus. Candidatos que se enquadram nas duas situações recebem um bônus total de 13%.

Os candidatos devem verificar na Portaria do Processo Seletivo se têm direito à pontuação acrescida. A matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas.

Inclusão e necessidades especiais

Candidatos com deficiência

Candidatos com deficiência que necessitam de condições especiais para realizar a prova devem indicar essas necessidades na ficha de inscrição e enviar um laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade. Esse envio deve ser por meio de um link específico na Área do Candidato, até as 15h do dia 7 de junho.

Candidatos transgêneros

Candidatos transgêneros que desejam ser tratados pelo nome social devem informar o nome social completo no ato da inscrição, no campo específico. Caso não haja informação do nome social no ato da inscrição, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. É necessário também enviar, durante o preenchimento da ficha, uma imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Região Metropolitana) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.

Educação

Governo de SP abre mais de 2.800 vagas para cursos gratuitos online para jovens

Há vagas para cursos de Excel, Marketing Digital e Vendas, Ajudante de Logística, Assistente Financeiro, Gestão de Pequenos Negócios e Pacote Office 2019. Saiba mais.

Published

on

Computador com site do Governo de SP aberto em página de cursos gratuitos
O programa Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego é direcionado a jovens de 16 a 24 anos (Foto: Gastão Guedes)

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza (CPS) e outras instituições de ensino, está com inscrições abertas para mais de 2.800 vagas em cursos gratuitos online. Os cursos fazem parte do programa Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego, que é direcionado a jovens de 16 a 24 anos,…

Continue Reading

Educação

EMEB e APAE de Jundiaí promovem atividade para celebrar a diversidade

A visita dos alunos da EMEB à APAE de Jundiaí tinha como objetivo proporcionar troca de vivências e a desmistificação de questões relacionadas aos estudantes com deficiência.

Published

on

Alunos de EMEB e da APAE de Jundiaí
Foto: Divulgação/APAE de Jundiaí

Na última quinta-feira (27 de junho), a EMEB Dr. José Romeiro Pereira e a Escola de Educação Especial da APAE de Jundiaí se uniram para promover uma atividade interativa envolvendo seus alunos. O objetivo principal da iniciativa era proporcionar um espaço para a troca de vivências e a desmistificação de questões relacionadas aos estudantes com deficiência, criando uma experiência enriquecedora…

Continue Reading

Educação

Jovens de Jundiaí transformam crise da reciclagem de papelão em soluções sustentáveis

O Encontro Interdisciplinar de Talentos Administrativos reuniu alunos do Senac Jundiaí e da Escola Estadual Benedita Arruda para uma semana de aprendizado e integração.

Published

on

Jovens de Jundiaí transformam crise da reciclagem de papelão em soluções sustentáveis
Foto: Arquivo Pessoal/José Braga

Os alunos do Senac Jundiaí e da Escola Estadual Benedita Arruda participaram do Encontro Interdisciplinar de Talentos Administrativos, um evento que marcou uma semana de intenso aprendizado e integração em torno de um tema crucial: a crise da reciclagem de papelão no Brasil. A primeira edição do EITA reuniu estudantes de ambas as instituições em uma jornada colaborativa com o…

Continue Reading

Educação

Faculdade de Medicina de Jundiaí abre inscrições para Vestibular 2025

A Faculdade de Medicina de Jundiaí anunciou 120 vagas para o curso de Medicina para o período diurno e integral.

Published

on

Faculdade de Medicina de Jundiaí
Foto: Divulgação/Faculdade de Medicina de Jundiaí

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025 do curso de Medicina. São oferecidas 120 vagas para o período diurno e integral, em uma única turma. As inscrições acontecem exclusivamente pela internet, no Portal da Fundação Vunesp, entre as 10h do dia 19 de junho e as 23h59 do dia 27 de…

Continue Reading

Educação

Senai Jundiaí abre vagas para cursos gratuitos de programação

A escola tem vagas para os cursos de Fundamentos do Python, Microsoft Power BI e AWS CLOUD, para os meses de junho e julho.

Published

on

Senai de Jundiaí
Veja como se inscrever nos cursos (Foto: Senai Jundiaí)

A Escola SENAI “Conde Alexandre Siciliano”, localizada no bairro Anhangabaú, em Jundiaí, está com vagas abertas para cursos gratuitos e presenciais. Os cursos são na área de TI - Tecnologia da Informação. Confira: Fundamentos do Pythonde 24/06/2024 a 04/07/2024 (segunda a sexta-feira), das 18h30 às 22h; no Senai Jundiaí Microsoft Power BIde 02/07/2024 a 16/07/2024 (terça a sexta-feira), das 13h20…

Continue Reading