Cursinho Chico Poço inicia sua 14a. turma
Conecte-se conosco

Educação

Cursinho Chico Poço inicia sua 14a. turma

Graças à garra de seus voluntários e o apoio gigantesco da sociedade jundiaiense após um ano de 2019 atribulado, o cursinho recebeu segunda 122 novos estudantes

Publicado

em

Atualizado há

pessoas reunidas para uma foto
Turma 2020 do cursinho conheceram o espaço nesta segunda-feira (02) (Foto: Divulgação)

Na noite dessa última segunda, 02 de março, a ONG Cursinho Professor Chico Poço (CP2) abriu suas portas para a turma 2020. São 122 estudantes, todos oriundos de escolas públicas, divididos em duas salas, que poderão contar com aulas preparatórias para os vestibulares, apoio vocacional e psicológico nessa fase. Professores e voluntários acolheram todos os novos alunos na sede da instituição, na Vila Mafalda, explicando os serviços oferecidos, direitos e deveres que todos devem cumprir.

“Minha expectativa para esse ano é ganhar experiência, tanto social como estudante em si, para conseguir a carreira que eu quero e interagir, também, com pessoas diversas, com as quais eu não teria contato no meu cotidiano”, comenta o estudante Jean Lucca Norberto Carregal. É o mesmo para a estudante Thais Marassato. Para ela, o CP2 vai lhe ajudar a “aprender mais para entrar na faculdade e exercer a profissão dos sonhos”.

“É uma grande alegria poder receber essa décima quarta turma de alunos”, afirma o cientista social e professor Samuel Vidilli, um dos voluntários e parte do grupo fundador do CP2. “Essa alegria é maior ainda depois dos terríveis ocorridos ano passado em nossa sede”, completa, em referência ao roubo e vandalismo pelo qual passou o cursinho em setembro do ano passado.

Sobre esse acontecimento, o professor Rafael Galeoti, um dos atuais coordenadores e também membro fundador do CP2, completa: “é fato que foi um susto bem grande para todos os envolvidos, voluntários e alunos do cursinho, e que houve um breve momento de desânimo coletivo, mas resolvemos que usaríamos esse sentimento de forma positiva, para criar mais engajamento – tanto interno, entre os membros do cursinho, como com a comunidade no geral”.

Para Orlando da Cunha Vasconcellos Neto, coordenador financeiro e professor de matemática do cursinho, “restou apenas a lousa, o giz e as canetas. Foi o suficiente para que, no dia seguinte, contrariando expectativas, os alunos comparecessem, em peso, para as aulas. Passamos vários dias tendo aula com a porta toda arrebentada, porém, com as salas cheias de alunos”.

E a onda de solidariedade após esse triste fato alcançou quase uma centena de doações de pessoas físicas, anônimas, e de empresas. “Somos muito gratos a sociedade e a empresas locais, como a Ecotronics Ambiental, Eccellenza Soluções em Segurança, além do SESI,do Movimento Renova Brasil e também, aos nossos parceiros de sempre, como a Prefeitura de Jundiaí, Panificadora Keli, Clube 28 de Setembro e Escola Coronel Siqueira de Moraes”, disse Samuel.

“A sociedade não decepcionou, muito pelo contrário: respondeu ao nosso pedido de ajuda e nos permitiu termos hoje uma infraestrutura ainda melhor do que a que tínhamos antes do ocorrido. Para nós isso foi uma prova de que, apesar dos constantes ataques à educação, ao combate à desigualdade social e ao terceiro setor em geral, a sociedade ainda acredita nas pessoas que usam de seu tempo livre para lutar por um mundo mais justo”, completa Galeoti.

Mas mesmo assim o CP ainda precisa de apoio. Como lembra o professor Orlando, “infelizmente, ainda temos problemas e, para resolvê-los, precisamos de dinheiro para algumas reformas emergenciais. Nosso prédio está com algumas goteiras, o que fez com que o forro cedesse um pouco. Precisamos também renovar a fiação do prédio que é muito antiga”.

Toda ajuda é bem vinda. As doações podem ser feitas através do site www.cursinhocp2.org, além de contem mais informações sobre o Cursinho, sobre o projeto “Adote um Aluno”, atividades, inscrições e eventos.

Educação

Governo de SP abre inscrições para curso online gratuito de Libras

Curso voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão abertas a partir desta sexta (3)

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre nesta sexta-feira (3), às 10h, inscrições para o curso online de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. O curso é gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado. O curso será dividido…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área de Injetoras em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=injetora&pag=1

Continuar lendo

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo
Publicidade