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Educação

Qual a importância de abrir a câmera durante a aula online?

O Colégio Campos Elíseos, em Jundiaí, criou a campanha ‘Desencana e abra a sua câmera’, para incentivar os alunos a marcar presença nas aulas.

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aula online
Foto: Freepik

No “novo normal” que a pandemia da Covid19 impôs no mundo todo, as aulas online já viraram parte do cotidiano de milhares de estudantes no Brasil. Ainda se adequando à nova realidade, ainda existem coisas que são mais difíceis de se acostumar estudando em casa e, uma das maiores, é a questão: abrir ou não a câmera durante a aula?

No geral, especialistas divergem sobre a obrigatoriedade do aluno abrir a câmera e o microfone durante a aula. Alguns se unem para dizer que as escolas podem obrigar o aluno, outros discordam, e entendem que seria uma violação aos direitos dos jovens.

De qualquer forma, existem diversos motivos que explicam a relutância dos estudantes de abrirem as câmeras e microfones no Google Meet ou Skype. Como, por exemplo, a falta de equipamentos com boa qualidade ou conexão de internet, ou então o desconforto com a exposição do ambiente familiar (como pessoas passando pela câmera ou ruídos de animais).

Há, ainda, questões mais impeditivas, como a timidez ou o medo do cyberbullying.

Portanto, é dever das instituições de ensino garantir um ambiente saudável para que as aulas online sejam benéficas para todos que participarem das chamadas. Durante este período de aulas remotas, os insistentes pedidos dos professores servem para, além de tudo, criar uma interação que é importante para o aprendizado dos conteúdos.

“Acredito que com a abertura das câmeras, alguns alunos, com o tempo, entrarão em um ritmo e disposição para a aula que não estão apresentando, principalmente relacionados à participação e interação entre professor e aluno, e entre os próprios colegas”, comenta o professor Amauri Atoatte, do Colégio Campos Elíseos.

‘Desencana e abra a sua câmera’

O Colégio Campos Elíseos, em Jundiaí, criou uma campanha para que os pais e responsáveis incentivem os alunos a deixar as câmeras abertas durante as aulas. Assim, a interação entre o professor e os estudantes traria mais um pouco da experiência das salas de aula para este momento remoto.

“Nosso objetivo é validar efetivamente as aulas, comprovando que o conteúdo foi assistido, sem falar na realização do professor ao ver o rosto dos alunos e perceber se há necessidade de retomar, explicar, argumentar para realmente ter a certeza que a aprendizagem foi efetiva”, comentou Leandra, a diretora do colégio.

A campanha “Desencana e abra a sua câmera” começa em abril. Veja mais no recado da Leandra:

 

Educação

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