Qual a importância de abrir a câmera durante a aula online?
Conecte-se conosco

Educação

Qual a importância de abrir a câmera durante a aula online?

O Colégio Campos Elíseos, em Jundiaí, criou a campanha ‘Desencana e abra a sua câmera’, para incentivar os alunos a marcar presença nas aulas.

Publicado

em

aula online
Desde o início da pandemia, os jovens têm mostrado relutância em abrir as câmeras (Foto: Freepik)

No “novo normal” que a pandemia da Covid19 impôs no mundo todo, as aulas online já viraram parte do cotidiano de milhares de estudantes no Brasil. Ainda se adequando à nova realidade, ainda existem coisas que são mais difíceis de se acostumar estudando em casa e, uma das maiores, é a questão: abrir ou não a câmera durante a aula?

No geral, especialistas divergem sobre a obrigatoriedade do aluno abrir a câmera e o microfone durante a aula. Alguns se unem para dizer que as escolas podem obrigar o aluno, outros discordam, e entendem que seria uma violação aos direitos dos jovens.

De qualquer forma, existem diversos motivos que explicam a relutância dos estudantes de abrirem as câmeras e microfones no Google Meet ou Skype. Como, por exemplo, a falta de equipamentos com boa qualidade ou conexão de internet, ou então o desconforto com a exposição do ambiente familiar (como pessoas passando pela câmera ou ruídos de animais).

Há, ainda, questões mais impeditivas, como a timidez ou o medo do cyberbullying.

Portanto, é dever das instituições de ensino garantir um ambiente saudável para que as aulas online sejam benéficas para todos que participarem das chamadas. Durante este período de aulas remotas, os insistentes pedidos dos professores servem para, além de tudo, criar uma interação que é importante para o aprendizado dos conteúdos.

“Acredito que com a abertura das câmeras, alguns alunos, com o tempo, entrarão em um ritmo e disposição para a aula que não estão apresentando, principalmente relacionados à participação e interação entre professor e aluno, e entre os próprios colegas”, comenta o professor Amauri Atoatte, do Colégio Campos Elíseos.

‘Desencana e abra a sua câmera’

O Colégio Campos Elíseos, em Jundiaí, criou uma campanha para que os pais e responsáveis incentivem os alunos a deixar as câmeras abertas durante as aulas. Assim, a interação entre o professor e os estudantes traria mais um pouco da experiência das salas de aula para este momento remoto.

“Nosso objetivo é validar efetivamente as aulas, comprovando que o conteúdo foi assistido, sem falar na realização do professor ao ver o rosto dos alunos e perceber se há necessidade de retomar, explicar, argumentar para realmente ter a certeza que a aprendizagem foi efetiva”, comentou Leandra, a diretora do colégio.

A campanha “Desencana e abra a sua câmera” começa em abril. Veja mais no recado da Leandra:

 

Educação

Senai-SP oferece cursos na área de Injetoras em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=injetora&pag=1

Continuar lendo

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo
Publicidade