
Alguns usam para passeio, outros como hobbie, trabalho ou esportes radicais. Uma coisa, porém, todo mundo concorda: Jundiaí tem milhares de apaixonados por motos! Hoje (27) é celebrado o Dia do Motociclista, data que faz parte do Calendário Municipal de Eventos para homenagear os profissionais e quem ama andar em duas rodas.
Até 1998a data era “arbitrária”, ou seja, grupos comemoravam em dias independentes e associavam a celebração a motivos diversos. Por isso, há 23 anos a Abram (Associação Brasileira de Motociclistas) trabalhava para unificar a data, que se firmou em 27 de julho.
Em alguns lugares, essa data já era “usada” como Dia do Motociclista, movimento criado pelo deputado Alcides Franciscatto, de São Paulo, nos anos 80, como uma homenagem póstuma ao ex-mecânico, que faleceu em 27 de julho de 1974.

Assim, a Abram decidiu oficializar a data em todo o Brasil. A comemoração celebra a sensação de liberdade, histórias, experiências e a adrenalina.
Reconhecimento em Jundiaí
Em 2018, a Câmara Municipal de Jundiaí reconheceu a data a partir de um projeto de lei de autoria do então vereador Cristiano Lopes – hoje gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
O projeto foi aprovado por unanimidade. Vários parlamentares fizeram questão de subir à tribuna para parabenizar a iniciativa. O presidente da Câmara na ocasião, Gustavo Martinelli (hoje vice-prefeito de Jundiaí) manifestou total apoio à iniciativa.
Piloto de motocross com diversos títulos, Cristiano Lopes disse ter ficado muito feliz por poder homenagear os motociclistas de Jundiaí. “Foi uma honra ser o autor do projeto que coloca uma data tão importante no Calendário Municipal de Eventos”, comentou.

“Para mim representa muito, toda a minha história foi em cima do motociclismo. Então é um privilégio muito grande ter essa oportunidade de ter sido vereador e, como secretário do município, ter realizado eventos para a cidade”.
Além disso, Lopes contou ao Tribuna de Jundiaí que em outubro deste ano, a cidade sediará uma nova edição do Arena Cross. De acordo com o gestor, contando com o maior controle da situação pandêmica na cidade, Jundiaí deverá sediar novamente a etapa de uma das mais importantes e tradicionais competições do motociclismo no Brasil.
O motociclista mais famoso da cidade!
Se você é jundiaiense, é bem provável que você já tenha ouvido falar do Motoboy Xororó:
Com a inseparável CG 125 cilindradas, um telefone celular e muita simpatia, o motoboy João Fernandes (53) se destaca em Jundiaí como o repórter fotográfico amador “que está em todo lugar”! Com dinamismo e agilidade, atua, além das entregas, em divulgação de notícias e imagens do cotidiano de Jundiaí e região.
“A vida é essa aí! Vamos trabalhando e registrando as coisas que acontecem na cidade. Já faz parte do nosso trabalho”, comentou.

A maior parte das corridas se concentra em Jundiaí, mas ele costuma fazer entrega de encomendas por diversas cidades da região e sempre se depara com algum acidente de trânsito, poste caído, buracos e reclamações da população em geral.
“As pessoas comentam que onde estou acontece alguma tragédia, mas não é assim. A maioria encontro no caminho ou alguém avisa e eu vou até o local em minutos. Gosto deste trabalho de colaborar com a imprensa”, disse Xororó, em uma entrevista exclusiva para o Tribuna de Jundiaí, em 2019. [Leia a matéria completa aqui].
[tdj-leia-tambem]