Tapete de Corpus Christi no eloy chaves
Mutirão da fé leva centenas de famílias para a tradição do tapete no Eloy Chaves

Paula Rosana Lopes Rueda e o esposo Antonio Roque Rueda completaram 31 anos e 6 meses de casados. Destes, 22 são dedicados para ações da Paróquia São João Bosco, no Eloy Chaves, em Jundiaí. Uma delas é a confecção do tapete de Corpus Christi, tradição que fizeram questão de passar aos filhos André e Amanda. Assim como eles, centenas de famílias e amigos se unem todos os anos para esta tarefa, que em 2019 chega aos 31 anos.

Desde 1988, os fiéis da paróquia do Vetor Oeste usam materiais como serragem colorida, gesso em pó, borra de café e areia fina colorida, entre outros materiais que podem variar de acordo com a criatividade de cada equipe. E haja serragem para todo este batalhão de voluntários! Segundo os organizadores, 500 quilos ajudam a formar imagens e temas ligados à Igreja Católica, num trecho de 400 metros da avenida Carlos Veiga (avenida da UBS do Eloy Chaves).

Após a realização da festa, todas as equipes retornam ao tapete para a limpeza da avenida. “O significado do Corpus Christi é a renovação da nossa fé e o amor que nós temos por Cristo. Por meio da Eucaristia, na qual ele alimenta nossa alma, nós sentimos fortalecidos e amados. Então, a família unida e fazendo o tapete é uma demonstração de amor e carinho por tudo o que ele nos dá”, afirma Paula.

Fé e devoção

O tapete de Corpus Christi da Paróquia São João Bosco faz parte do Calendário Municipal de Eventos desde 2012. Para o pároco Márcio Odair Ramos, esta é uma das maiores demonstrações de fé e união dos católicos.

LEIA MAIS

Jundiaí: veja o que abre e o que fecha no ‘feriadão’ de Corpus Christi

Escola de Jundiaí cola frases no chão e na parede para incentivar alunos em dia de prova

“Corpus Christi marca a explicitação da adoração que os católicos têm na Santíssima Eucaristia, presença real de Jesus, no mundo. Os tapetes são a maneira humana de externar esse amor. Os tapetes são a expressão da arte popular que reconhece o senhorio de Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, une toda a comunidade neste propósito”, explica.

O objetivo da comemoração é resgatar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, dias antes de ser crucificado. A festa marca a introdução da Eucaristia nas missas. A palavra “Corpus Christi”, é de origem latina e significa “Corpo de Cristo”, que nas celebrações da Igreja é a hóstia consagrada.

A procissão é precedida de uma missa, celebrada pelo pároco Márcio Odair Ramos. De tamanha importância para todo o Vetor Oeste, a procissão é acompanhada por um público estimado de 4 mil pessoas, vindas de todos os bairros da região e até de outras cidades.

Serviço

Data: 20 de junho de 2019
Horário: 15h30 (missa)
Local: Paróquia São João Bosco (avenida Benedicto Castilho de Andrade 1091, Eloy Chaves)
Procissão: pelas ruas do bairro, saindo da paróquia após a missa, até o final da Avenida Carlos Veiga, com encerramento na AMO (Associação de Moradores do Eloy Chaves).
Gesto concreto: levar cobertores e roupas de inverno (em bom estado). Serão doados para instituições de caridade e para o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí.