Connect with us

Entretenimento

Jundiaí: ZumbiTeca recebe aula aberta com Marquinhos do Forró nesta quarta (14)

Marquinhos do Forró estuda Cultura Popular Brasileira há mais de 20 anos.

Published

on

Atualizado há

Marquinhos do Forró
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (14), o projeto ZumbiTeca apresenta na Biblioteca Nelson Foot, em Jundiaí, a influência dos ritmos africanos no forró nordestino. De acordo com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), a proposta da apresentação é ampliar e difundir diversas atividades dentro da temática negra.

A apresentação começa às 19h, com a participação do professor Marquinhos do Forró, que há mais de 20 anos estuda a Cultura Popular Brasileira. Os interessados poderão participar de uma aula aberta, gratuita, mas para maiores de 14 anos. As aulas de Marquinhos do Forró são uma mistura de resgate e entendimento das raízes do forró até chegar a sua evolução e modernização como um ritmo praticado de norte a sul do país.

Trajetória

Marquinhos do Forró iniciou sua carreira como professor em 2000, quando participou do grupo Forró do Rio (2001 a 2005). Com isso, alcançou grande reconhecimento, ganhando as duas maratonas de forró realizadas no Mourisco em 2002 e Malagueta em 2003. Ministrou aulas nas academias de dança mais conceituadas do Rio de Janeiro como, Academia de Dança Jimmy de Oliveira (2006 a 2016), Casa de Dança Carlinhos de Jesus(2008 a 2014) e Núcleo de Dança Renata Peçanha (2014 a 2016). Além disso, Marquinhos teve participações marcantes em diversos campeonatos. O profissional chegou a ser Vice-Campeão Paulista em 2008, Campeão Paulista em 2009 e Vice-Campeão Brasileiro de Forró, em Brasília, 2010.

Sua dedicação e o prazer de dançar fizeram com que tivesse uma agenda repleta de compromissos. O professor já fez parte do desfile na Escola de Samba Portela, no carro alegórico em homenagem a Luiz Gonzaga. Marquinhos do Forró também dançou em diversos shows de artistas como banda Falamansa, banda Bicho de Pé e Elba Ramalho.

A paixão pelo forró o fez sempre procurar a divulgação do ritmo, organizando vários eventos de expressão. Produziu as três edições de “Sete Horas de Arroxo”, que ficou famoso pela sua estrutura e pelo enorme público, e há 10 anos realiza o seu Workshop de Forró Itinerante “Vou Bulir com Tu”. Marquinhos do Forró tornou-se uma referência no forró, viajando o Brasil e mais de 15 países divulgando a Cultura Popular Brasileira.

Entretenimento

Orquestra Municipal de Jundiaí abre temporada 2025 com ensaio especial e concerto gratuito

Abertura está marcada para este sábado (22), às 20h, no Teatro Polytheama. Veja como garantir seu ingresso!

Published

on

Em preparação para a abertura da temporada 2025, a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) realizou, na sexta-feira (21), um ensaio geral aberto ao público no Teatro Polytheama. A iniciativa atraiu espectadores de todas as idades, incluindo alunos do Projeto Guri, programa estadual voltado ao ensino de música para crianças e jovens. Uma das participantes, Victoria Rodrigues, de 13 anos, teve…

Continue Reading

Acontece

Sesc Jundiaí tem espetáculo de teatro e show de forró no final de semana

No sábado (29), às 19h, tem o espetáculo ‘Inútil canto e inútil pelos anjos caídos’, e no domingo (30), às 17h30, o Trio Mana Flor se apresenta.

Published

on

No próximo sábado (29), às 19h, o Teatro do Sesc Jundiaí apresenta o espetáculo ‘Inútil canto e inútil pelos anjos caídos’, com o ator Ícaro Rodrigues. Baseado no texto de Plínio Marcos e dirigido por Roberta Estrela D’alva, o trabalho faz uma imersão no sistema prisional brasileiro, abordando temáticas como encarceramento em massa e exclusão social, proporcionando um momento de…

Continue Reading
Pular para o conteúdo