Projeto de Jundiaí abre inscrições para aulas gratuitas de forró
Conecte-se conosco

Entretenimento

Projeto de Jundiaí abre inscrições para aulas gratuitas de forró

O grupo Forró de Segunda promove aulas de dança gratuitas de forró universitário na Praça da Cultura, no bairro Vista Alegre, em Jundiaí.

Publicado

em

Atualizado há

Integrantes de projeto de dança de Jundiaí
Conheça o grupo e veja como se inscrever (Foto: FDS Jundiaí)

Difícil encontrar quem não goste de um bom e velho forrozinho, não é mesmo? Agora os apreciadores do ritmo podem aprender a dançar do zero, sem sair de Jundiaí, e com uma galera pra lá de animada. O coletivo Forró de Segunda, projeto voluntário que promove aulas de dança para a comunidade, já se prepara para abrir as inscrições para as turmas iniciantes de forró universitário de 2023.

Para a advogada Juliana Reis (32), as aulas de forró trouxeram autoconhecimento e leveza aos inícios de cada semana. “O Forró de Segunda me proporcionou um resgate de mim mesma, me reconectou com a minha paixão pela dança e me fez transbordar de gratidão pelas pessoas incríveis que pude conhecer”, compartilha a integrante que conheceu a iniciativa por indicação de uma amiga.

Para André Girasol (28), também aluno, a curiosidade pelo forró nasceu em meio aos festivais. “Descobri a magia que acontece ao combinar a dança com a música. Isso gerou em mim o desejo por aprender o ritmo e felizmente conheci o projeto por meio do Instagram.”, conta.

Tanto André quanto Juliana se sentiram abraçados pelo FDS e hoje também são voluntários do projeto. “Durante todo o semestre como aluno, fui me apaixonando pela metodologia, companheirismo, transparência, respeito com todos e principalmente pelo efeito “terapêutico” que a dança proporciona. Diante de tudo isso, resolvi ajudar e contribuir para que esse projeto cresça e encante ainda mais pessoas”, diz.

Este cenário é resultado direto do ambiente de harmonia criado durante as aulas que, por sua vez, vão muito além da técnica. É o que explica a diretora de ensino do projeto, Jovana Aparecida Ferreira Santos (26). “É maravilhoso ver a evolução dos alunos a cada aula, a forma como todos se divertem, aprendem e se ajudam”, compartilha.

Integrantes de projeto de dança de Jundiaí
Foto: FDS Jundiaí

Metodologia de Ensino

Todas as aulas começam com um exercício chamado “de frente para o espelho”, momento em que treinam as bases do forró na dança individual. Posteriormente, os professores ensinam a execução dos passos e, na sequência, os praticam em pares alternados.

“Vale ressaltar que no Forró de Segunda, o papel de condutor e conduzido não se restringem ao gênero, ou seja, tanto homens quanto mulheres podem conduzir e serem conduzidos”, ressalta a diretora de ensino. Para encerrar as aulas, os alunos possuem um espaço livre, tempo dedicado para sanar dúvidas e praticar os passos aprendidos em aula.

Como tudo começou

Foi uma série de felizes coincidências que permitiu com que o FDS fosse implementado em Jundiaí. O presidente do coletivo, Henrique Tadeu Alves (26), conta que ao lado de outros amigos da faculdade trouxe o projeto para a cidade. “A princípio, nós nos encontrávamos para dançar às terças-feiras, até que em um desses encontros, um de nós comentou: ‘por que não começarmos uma turma de forró aqui na cidade?’. E a partir disso não tivemos dúvidas: nos organizamos para que a ideia pudesse se tornar realidade”, compartilha Alves. Para ele, “o Forró de Segunda Jundiaí é a realização de um sonho”.

A engenheira Giovana Santos Oliveira (25), foi a primeira do grupo a apostar na ideia e hoje comemora os frutos do projeto. “Todos nós ali sabíamos dançar forró e, por diferentes motivos da vida, após formados, nos reencontramos em Jundiaí. Não havia como dar errado. Quando falei da possibilidade de trazermos o FDS para a cidade, lembro de ver os olhos de todo o grupo brilhando e não deu outra! Nosso amor pelo forró nos motivou a não desistir”, relembra a integrante da diretoria, que hoje é professora da turma iniciante.

Como fazer parte

A iniciativa deu mais certo do que o próprio grupo da diretoria poderia imaginar. A primeira turma do Forró de Segunda Jundiaí teve início no segundo semestre de 2022, e contou, inclusive, com fila de espera.

Neste ano, as matrículas para a turma iniciante serão abertas no dia 14 de março, às 12h, com 40 vagas disponíveis, preenchidas por ordem de inscrição. As aulas da turma iniciante acontecem às segundas-feiras, das 20h às 22h, na Pracinha da Cultura, localizada no bairro Vista Alegre, em Jundiaí. Para inscrever-se ou ficar por dentro das atividades do coletivo, bastar acompanhar o Instagram @fds.jundiai.

Entretenimento

Maio no Teatro Polytheama: programação diversificada traz atrações para todos os públicos

A agenda está repleta de música, dança, comédia e espetáculos para o público infantojuvenil

Publicado

em

Por

Foto: Tribuna de Jundiaí

Após um abril repleto de movimento e emoções durante as apresentações do 26º Festival Enredança, o Teatro Polytheama está pronto para começar o mês de maio com uma programação diversificada e empolgante. Uma das atrações gratuitas deste mês será o terceiro concerto da temporada 2024 da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão…

Continuar lendo

Entretenimento

Agenda cultural: descubra as atrações deste final de semana em Jundiaí

Com uma série de atividades gratuitas em diversos espaços culturais, a agenda inclui atrações pelo programa Cidade das Crianças

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) apresenta uma variada programação cultural para o último final de semana de abril. Com uma série de atividades gratuitas em diversos espaços culturais, a agenda inclui ainda atrações pelo programa municipal Cidade das Crianças. Confira a programação completa nos espaços culturais da cidade: Biblioteca Nelson Foot Neste sábado (27), a Biblioteca…

Continuar lendo

Acontece

Mercadão da Ferroviários de Jundiaí recebe encontro de carros antigos

O local receberá exposição de cerca de 20 automóveis de Jundiaí, Campinas, Limeira, Sumaré, Araras, Americana, Valinhos e São Paulo.

Publicado

em

Por

O Mercadão da Ferroviários fica na rua Dr. José Roberto Basile Bonito, 50 (Foto: Divulgação/Mercadão da Ferroviários)

Neste sábado (27), das 10h às 16h, o Mercadão da Ferroviários de Jundiaí recebe a primeira exposição de carros da marca DKW, carros da década de 1960. O local receberá exposição cerca de 20 automóveis de cidades como Jundiaí, Campinas, Limeira, Sumaré, Araras, Americana, Valinhos e São Paulo. A organização do evento é do Empório Terra da Uva. O Mercadão…

Continuar lendo

Entretenimento

Cajamar Rodeo Fest apresenta o maior rodeio da história

Uma das maiores festas do peão do país, evento reúne disputas em touros e cavalos, os shows imperdíveis e muito entretenimento

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

O Cajamar Rodeo Fest 2024 está pronto para elevar o padrão de grandiosidade alcançado nos anos anteriores e promete ser o maior rodeio já realizado na cidade. Com uma programação repleta de emoção e talento, o evento promete encantar o público e destacar os jovens talentos que buscam brilhar no cenário brasileiro. Com o nome de "Cajamar Revelando Talentos", esta…

Continuar lendo

Entretenimento

Diversão e solidariedade: toda terça tem ingresso com desconto no Jumpark Jundiaí

Levando 1 quilo de alimento não perecível, o cliente ganha 50% de desconto no valor do ingresso

Publicado

em

Por

Foto: Tribuna de Jundiaí

Unindo diversão e solidariedade, todas as terças-feiras do mês de abril, o Jumpark Jundiaí disponibiliza o ingresso solidário. Trazendo 1 quilo de alimento não perecível, o cliente ganha 50% de desconto no ingresso do parque de trampolins. E tem mais! Ao compartilhar essa iniciativa nas redes sociais, você não só estará convidando mais pessoas para participar, mas também estará ampliando…

Continuar lendo
Publicidade