Sexta no Centro: Cultura de Jundiaí prepara mais uma edição
Connect with us

Entretenimento

Sexta no Centro: Cultura de Jundiaí prepara mais uma edição

Serão três apresentações musicais: Maracatu Baque Delas, Projeto Som das Ruas, e Samba Show – Leões da Hortolândia

Published

on

Atualizado há

Projeto Som das Ruas apresenta-se a partir das 18h. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta sexta-feira, dia 10, das 16h às 22h, Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promove nova edição da “Sexta no Centro”, na praça Marechal Floriano Peixoto, atrás da Catedral Nossa Senhora do Desterro.

Serão três apresentações musicais: Maracatu Baque Delas, às 16h; Projeto Som das Ruas, às 18h; e Samba Show – Leões da Hortolândia, às 20h. Além disso, público poderá desfrutar do espaço gastronômico, sob a responsabilidade dos permissionários dos varejões noturnos, e ainda conhecer o artesanato produzido pelos integrantes do Projeto Jundiaí Feito à Mão.

A “Sexta no Centro” é uma realização mensal e tem como objetivo ocupar o Centro Histórico, com Cultura, com a população em geral e com os artistas, todos contratados por meio de editais lançados pela UGC.

“É uma ação pela qual temos um carinho especial, pois é realizada na Praça do Coreto, dialogando com a rua Barão de Jundiaí, importante corredor histórico da cidade, e que vai desde a Pinacoteca e o Polytheama, passando pelo Solar do Barão e chegando até o Centro das Artes”, comentou o diretor do Departamento de Cultura da UGC, João Carlos De Luca.

As atrações

Maracatu Baque Delas

Maracatu é uma manifestação popular considerado patrimônio cultural imaterial do Brasil. Em Jundiaí, o coletivo Baque Delas estuda e brinca o maracatu de baque virado desde 2017, ano em que se formou o coletivo voltado para mulheres. Suas composições autorais versam sobre o empoderamento, a força e a luta das mulheres na nossa sociedade. Em suas apresentações, o coletivo busca apresentar nossa cultura convidando os espectadores a dançarem e sentirem essa batida ancestral.

Projeto Som das Ruas

O projeto consiste em disponibilizar às pessoas em situação de rua o acesso à cultura, através de atividades gratuitas e planejadas que envolvam a interação dos mesmos com a música, expressão artística e cultura popular. As oficinas ofertadas são realizadas em espaços públicos que apresentem concentração de pessoas em situação de rua, garantindo, dessa forma, que a cultura chegue em todos os lugares.

Semanalmente ensaiam com os integrantes fixos (violino, violão, cavaco e percussão), ofertando diversos instrumentos de fácil aprendizado aos demais para que façam parte da composição das músicas, tendo várias músicas nacionais e populares em repertório para apresentações, que podem ser feitas para todo tipo de público.

Samba Show – Leões da Hortolândia

A Associação Cultural Faculdade do Samba Leões da Hortolândia, atual campeã do Carnaval de Jundiaí, traz em seu estatuto a finalidade de preservar e difundir atividades culturais, sendo o Carnaval sua maior expressão na atualidade.

A proposta do grupo consiste em uma apresentação no formato samba show, sendo composta por intérpretes de samba-enredo, passistas e membros da bateria. Serão apresentados sambas-enredo autorais já anteriormente apresentados pela Associação Cultural Faculdade do Samba Leões da Hortolândia nos carnavais de Jundiaí.

Entretenimento

Festejos Juninos movimentam o Centro de Jundiaí com música, dança e gastronomia

A festa acontece na Praça do Coreto e segue até este sábado, dia 15

Published

on

Jucélia ouviu a música na Praça e participou da quadrilha com o pai Francisco. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os tradicionais Festejos Juninos de Jundiaí tiveram início nesta quinta-feira (13) e seguem até o sábado (15) na Praça do Coreto. Promovida pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), a festa promete agitar a cidade com uma programação cultural diversificada, que inclui apresentações de quadrilhas, shows musicais, barracas com comidas típicas e muito mais. “Iniciamos então mais uma edição dos…

Continue Reading

Acontece

Festival da Economia Criativa de Jundiaí celebra talento local

O evento da Prefeitura de Jundiaí e Fundação Escola TVTEC, acontece nos dias 14 e 15 de junho, com programação de arte, cultura, gastronomia e música.

Published

on

Evento ao ar livre, sob uma tenda, com várias pessoas circulando entre barracas de artesanato e produtos locais de Jundiaí.
O Festival da Economia Criativa terá mais de 150 expositores e entrada gratuita (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Escola TVTEC promoverão o Festival da Economia Criativa, um evento que reúne arte, cultura, gastronomia e música regional. O festival acontece nos dias 14 e 15 de junho no Complexo Argos, com entrada gratuita e programação para toda a família. Assim, no Festival da Economia Criativa você conhecerá mais de 150 expositores, com…

Continue Reading

Acontece

Jumpbarbecue celebra Dia dos Namorados com jantar especial e música ao vivo

A talentosa cantora Ananda encantará o público com um show acústico ao piano, voz e violão

Published

on

Foto: Divulgação

Neste Dia dos Namorados, o Jumpbarbecue promete uma noite inesquecível para os casais apaixonados com um jantar acompanhado de música ao vivo e ainda a chance de ganhar prêmios incríveis. A noite contará com a presença especial da talentosa cantora Ananda, que encantará o público com um show acústico ao piano, voz e violão, criando um ambiente intimista e romântico.…

Continue Reading

Acontece

Começa a montagem da Festa Julina de Jundiaí 2024

Você já pode comprar os ingressos para os shows na arena da Festa Julina. Saiba mais.

Published

on

Espaço de montagem de palco da Festa Julina de Jundiai, no Parque da Uva
A Festa Julina de Jundiaí 2024 acontecerá entre os dias 19 e 28 de julho (Foto: Divulgação/Festa Julina de Jundiaí)

A montagem da estrutura da Festa Julina de Jundiaí já começou e a expectativa é grande para o evento que acontece de 19 a 28 de julho. De acordo com a programação, o parque abre às sextas-feiras às 17h, sábados e domingos ao meio-dia. Para as crianças, haverá um espaço dedicado e gratuito com diversos brinquedos infláveis. Além disso, um…

Continue Reading

Acontece

Festa Junina Vegana em Jundiaí neste domingo

Desfrute de comidas típicas veganas, atividades para todas as idades e uma roda de conversa sobre empatia neste evento sustentável e divertido.

Published

on

Imagem mostrando alimentos típicos da Festa Junina Vegana: esfiha de carne vegetal e cocada em pedaços, ambos em uma mesa rústica.
Foto: Divulgação

Prepare-se para uma experiência única na Festa Junina Vegana, organizada pelo renomado Festival Come O Quê. Este evento especial, que acontecerá no dia 9 de junho, das 10h às 17h, no Clube São João, em Jundiaí, promete unir a tradição das festas juninas com a proposta vegana e sustentável. Delícias veganas para todos os gostos: A Festa Junina é um…

Continue Reading