ZumbiTeca abre programação da semana na Biblioteca Municipal de Jundiaí
Connect with us

Entretenimento

ZumbiTeca abre programação da semana na Biblioteca Municipal de Jundiaí

Para a abertura da ZumbiTeca, foram programadas diversas apresentações, confira!

Published

on

Atualizado há

Grupo de Capoeira Brasil (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O auditório da Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot (BNF) ficou lotado na noite de segunda-feira (21), quando da realização do “Sarau Lítero-Musical”, marcando assim, a abertura oficial do Projeto ZumbiTeca, que esse ano alcança seu sexto ano, uma ação desencadeada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), integrada a programação oficial da Prefeitura de Jundiaí, “Novembro Negro”.

Para o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, a edição 2022 da ZumbiTeca consolida um projeto que nasceu da vontade de dois servidores da BNF, Tania Henrique e Everton Souza, que desejavam uma maior participação da comunidade negra no espaço Biblioteca.

“Esse ano a ação alcança agora múltiplas possibilidades dentro do afro urbano, despertando nos cidadãos afrodescendentes de Jundiaí o empoderamento de seus direitos e de pertencimento dos espaços públicos da cidade”, comentou o gestor.

A poeta Mel Duarte (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

ZumbiTeca

A ZumbiTeca – continuou Peroni – ressignificou seu papel trazendo um novo olhar para os seus conteúdos e ações produzidas. “Desde que a UGC assumiu a administração da Biblioteca em janeiro de 2022, o Projeto ZumbiTeca vem sendo desenvolvido durante todo ano, com ações diversas sobre a temática negra e não apenas em novembro, quando da comemoração do Dia da Consciência Negra. Novembro tem que ser o ponto alto da programação e é isso que estamos realizando”, concluiu.

Para a abertura da ZumbiTeca, foram programadas apresentações de dança, com o bailarino, coreógrafo e estudioso do Hip Hop, Michel Trindade, o Tchê. E a dança do ventre com a influência da música negra e indígena, apresentada por Melissa Souza. Canto coral, com peças de compositores negros e canções africanas, apresentadas pelo Coral Afro Griot – Canto de um povo, que fez o público cantar junto, sucessos de Sandra de Sá, Milton Nascimento, entre outros. Teve ainda a participação dos integrantes do grupo de Capoeira Brasil.

Turbantes em exposição (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Mulher negra resistência negra e ancestralidade

A poeta, escritora e comunicadora Mel Duarte, com sua voz poderosa apresentou três dos seus poemas, onde a temática da mulher negra, da resistência negra e da ancestralidade de um povo trouxeram para a noite da abertura da ZumbiTeca a importância de ações que promovam o amplo debate sobre o tema, algo que se desenvolve na cidade.

A noite ainda contou com apresentação do músico instrumentista, Big Chico. O “mestre das gaitas”, contou um pouco da sua história de vida, da sua luta e da carreira que ganhou os palcos não só do Brasil, mas também do exterior. Para encerrar sua participação, brindou o público com dois sucessos “ What a wonderful word”, canção imortalizada por Louis Armstrong e “Azul da Cor do Mar”, de Tim Maia.

A ex- Rainha do Carnaval, Jéssica (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“A História do Samba & Sambavivências” encerrou as apresentações no palco do auditório da BNF. A ex-rainha de Carnaval de Jundiaí, Jéssica Tamires de Almeida, mostrou o samba no pé. Enquanto isso, o cofundador da Afrovet Augusto Renan Rocha Severo dos Santos, apresentou um apanhado da evolução do samba.

Exposição

A segunda parte do programa foi a abertura da exposição “Urbanidade Negra”. Teve a curadoria do professor dr. Clayton Messias, especialista na cultura Hip Hop e cenografia assinada por Wilson Aguiar.

A exposição reúne de maneira artística o protagonismo da Cultura Negra nas cidades, por meio das manifestações musicais, moda, religião, arte e também nos costumes.

“Urbanidade Negra” busca evidenciar a cultura Afro-brasileira em suas diversas vertentes artísticas. Além disso, ilustra e reforça a presença da identidade negra na composição cultural do brasileiro. Por isso, incluir na noite de abertura a gastronomia, com a participação de Mona e Dandara, com a intervenção cultural “ Baiana vendedora de acarajés”, brinda o público na saída da exposição com deliciosos acarajés.

O público poderá visitar a exposição gratuitamente até janeiro, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 13h. A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos – avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens.

Programação

O projeto ZumbiTeca ainda reúne ações como Rodas de Conversa. A primeira aconteceu na tarde de segunda-feira (21), com a participação do professor Clayton Messias. Além disso, da poeta e slamer, Mel Duarte e o músico saxofonista Dô de Carvalho. O tema “Poesia para resistir: uma introdução ao Poetry Slam”, propôs responder questões sobre a poesia Slam e o formato deste tipo de evento poético. Como e onde nasceu este conceito, por que existem regras e qual o objetivo de haver pontuação atribuída pelo público. Como escrever de forma livre e desbloquear o canal entre a mente e o papel.

Prof Clayton Duarte e o músico Dê de Carvalho (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Mais ações estão programadas para acontecerem nos espaços da biblioteca, acompanhe:

Dia 22 (terça-feira)

19h30 – “Roda de Conversa: História, uso e simbologia do turbante” – Com as alunas do curso de Moda do Senac Jundiaí, Fabiana Camargo e Flavia dos Santos Ferreira, sob a orientação das professoras Marina Carmelo e Rosana Tsurusawa. A proposta é resgatar as raízes do turbante como objeto de resistência, empoderamento e pertencimento.

20h30 – “Desfile de Turbantes” – ação organizada pelos alunos do curso de Moda do Senac Jundiaí. Com a utilização de estamparia com símbolos africanos, os alunos apresentam um desfile de turbantes.

Dia 23 (quarta-feira)

18h30 – “Abertura da Exposição do Coletivo Recicla Aí” – Formado por quatro artistas negros jundiaienses: Adão Fernando, Alan Silva, Gustavo Lacerda e Joel Oliveira, que criam suas obras com materiais encontrados na natureza, que depois de reciclados, transformam-se em obras de arte, além de contribuírem diretamente com a preservação do meio ambiente. A mostra poderá ser visitada pelo público até o dia 30.

19h – “Roda de Conversa: As raízes da Cultura Afro-brasileira na Arte Urbana” –  Com mediação do professor Clayton Messias bate papo sobre a arte de rua como um canal de comunicação e disseminação da Cultura Afro-brasileira.

Dia 25 (sexta-feira)

19h – “Bate-papo Literário: Afrodescendência na Literatura Brasileira” – O autor Plínio Camilo comanda um bate-papo com o objetivo de refletir sobre as origens negras na Literatura Brasileira e como ela é reconhecida na contemporaneidade.

Entretenimento

System of a Down fará shows no Brasil em 2025, segundo informações do Uol

Outros dois países sul-americanos negociam shows do SOAD, diz portal de notícias.

Published

on

System of a Down
Banda deve vir ao país em maio do próximo ano (Foto: Reprodução/ Instagram @systemofadown/ @rosshalfin)

Na segunda-feira (9), o portal de notícias 'Uol' anunciou que a banda System of a Down virá ao Brasil em maio do próximo ano para shows. No entanto, as datas ainda não foram divulgadas.  De acordo com informações do portal, o grupo não costuma sair em turnês e fazia shows esporádicos, mas nesta semana começou a soltar datas de apresentações…

Continue Reading

Acontece

Catedral recebe concerto de Natal da Orquestra Sinfônica de Jundiaí

Apresentação será realizada no dia 21 de dezembro, às 20h, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, no Centro. Entrada gratuita!

Published

on

Concerto de Natal na Catedral.
Último concerto ocorreu em 2022 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No dia 21 de dezembro, às 20h, a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), apresentará um concerto de Natal na Catedral Nossa Senhora do Desterro, na Praça Governador Pedro de Toledo, no Centro, aberto ao público.  O concerto de Natal contará com uma Pastoral - de origem folclórica da Itália, quando na Novena,…

Continue Reading

Acontece

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí faz última apresentação da temporada

A apresentação acontecerá no Teatro Polytheama no dia 14 de dezembro às 20h.

Published

on

Orquestra de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) volta ao palco do Teatro Polytheama para seu último concerto da Temporada Oficial 2024 no dia 14 de dezembro às 20h. A apresentação contará com L. Van Beethoven (1770 – 1827) – Abertura Coriolanus, Op. 62, F. A. Hoffmeister (1754-1812) – Concerto em Ré Maior para…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content