
Além da represa de abastecimento de água, o Parque da Represa chama a atenção pela arborização. O bairro conta com muitas árvores, principalmente na avenida Dr. Manoel Ildefonso Archer de Castilho, onde também existe um córrego.
De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), regiões deste tipo têm inúmeras vantagens em relação à qualidade de vida dos moradores. Interfere, inclusive, no IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) – segundo a pesquisa, bairros com presença de vegetação estão mais propensos a ter um índice maior.
A professora Regina Horta, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, explica que ter uma árvore grande em frente de casa contribui para que ela seja menos empoeirada, já que a vegetação ajuda na qualidade do ambiente e do ar. “E essas árvores diminuem o impacto da poluição atmosférica e o impacto da poluição sonora na vida das pessoas que habitam esses lugares, também. É algo desejável numa vizinhança agradável, que ela seja bem arborizada”, destacou, em entrevista ao site da Faculdade de Medicina (ligada à universidade).
Além da estética, a vegetação atrai aves, purifica o ar, propicia sombra, contribui para o balanço hídrico do solo e diminui o impacto das chuvas, assim como da poluição sonora. Um estudo da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, mostra que os prédios com cobertura vegetal poderiam reduzir em até 30% a poluição de uma cidade.

Lazer
As áreas verdes no Parque da Represa são convidativas para a prática de exercícios físicos. Nos períodos da manhã e final de tarde é possível ver famílias inteiras fazendo caminhada. As crianças também aproveitam para andar de bicicleta.

“Aqui é um lugar bem tranquilo, temos tudo muito próximo ou mesmo que precise ir ao Centro, por exemplo, está pertinho. E essa natureza aqui convida a gente para fazer uma atividade, né? Não perco por nada”, disse a aposentada Maria Aparecida da Silva, de 62 anos.
Numa praça em frente ao Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer), as árvores servem para que praticantes do slackline possam trabalhar o corpo e a mente de maneira bem prazerosa.
O esporte é executado com uma fita elástica esticada entre dois pontos. O objetivo é atravessar a fita de um lado ao outro, exercitando o equilíbrio e a concentração.

Ar puro
Outro fator que está ligado à arborização é a qualidade do ar. Já é comprovado por estudos que as áreas verdes urbanas ajudam a melhorar a qualidade atmosférica. Isso porque a limpeza do ar acontece devido aos processos de respiração das plantas e fotossíntese, que retiram gases prejudiciais e impurezas do ar e liberam oxigênio limpo.
[tdj-leia-tambem]
Além disso, os espaços ricos em vegetação propiciam bioindicadores naturais da qualidade do ar. Dados da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) mostram que a qualidade do ar em Jundiaí é boa, principalmente pela arborização presente nos bairros e também pela preservação da Serra do Japi. Para saber mais sobre isso, clique neste link.

 
					 
			
		 
			
		