10 atrações para curtir no Parque da Cidade
Conecte-se conosco

Parque da Represa

10 atrações para curtir no Parque da Cidade

Área de lazer que é um dos cartões postais de Jundiaí fica próximo ao Parque da Represa e reúne muitas atividades

Publicado

em

Atualizado há

Próximo do Parque da Represa, o espaço de lazer foi inaugurado em abril de 2004: referência em Jundiaí (Foto: PMJ)

A série de reportagens que o Tribuna de Jundiaí fez no Bairro a Bairro sobre o Parque da Represa, em Jundiaí, já retratou as curiosidades e também a comodidade e tranquilidade em morar ali. Já destacamos, também, que um dos espaços de lazer mais visitados da cidade fica muito próximo do bairro: o Parque da Cidade. Até por isso, nós produzimos uma lista com 10 atividades [que você conhece ou não] para aproveitar o “Dia no Parque” (respeitando as regras sanitárias)!

A área de lazer com entrada gratuita foi inaugurada em abril de 2004 e se consolidou como um dos cartões postais da cidade. Mais que oferecer lazer e qualidade de vida, o Parque da Cidade foi desenvolvido e construído pela DAE Jundiaí como um local de preservação para evitar a ocupação irregular no entorno da represa que abastece o município.

O espaço tem 500 mil m² e oferece serviços que complementam a diversão dos adultos e das crianças! Confira a lista:

1) Academia ao ar livre:

Essa é uma ótima opção para qualquer pessoa que gosta de praticar exercícios físicos, e ainda fica em um ambiente aberto, mais fresco e seguro. Os aparelhos das academias ao ar livre (sim, uma variedade de equipamentos e localizações), funcionam com o peso do corpo e colaboram com a prática saudável de exercício.

2) Centro Náutico:

Mais uma atração exclusiva para os amantes de aventura. O Centro Náutico do Parque da Cidade está às margens da represa do Parque, e é um espaço voltado para a prática de esportes náuticos. As atividades ainda são aliadas à preservação ambiental, assim como todo o circuito do parque.

O Centro Náutico permite a prática de atividades e embarcações de pequeno porte, como caiaque, stand-up paddle, windsurf e veleiros. Para participar destas atividades, o Parque da Cidade requisita capacitação prévia e equipamentos próprios. Além disso, há a idade mínima de nove anos para participar das atividades, e menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Os participantes também devem saber nadar, utilizar roupas de banho e colete salva-vidas durante todas as atividades na água. O local funciona de quinta-feira a domingo. No site www.parquedacidade.jundiai.sp.gov.br/regulamento/ é possível conferir o regulamento para as práticas;

3) Ciclismo

Parque da Cidade em Jundiaí. (Foto: Divulgação / PMJ)
Parque da Cidade em Jundiaí. (Foto: Divulgação / PMJ)

A pista de ciclismo percorre toda a extensão do Parque e o percurso é sinalizado e iluminado. A área é exclusiva para quem estiver utilizando equipamentos, como bicicletas, patins, patinetes e skates.

Além disso, o Parque da Cidade ainda oferece a possibilidade de alugar bicicletas no local, para curtir a pista. A oferta funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h. As bicicletas comuns podem ser alugadas por R$ 6, enquanto as duplas são alugadas por R$ 12 a hora.

Por causa da pandemia da Covid19, cuidados foram reforçados também nesta atração. Por isso, apenas uma pessoa pode entrar no bicicletário por vez, com o uso obrigatório de máscara em todos os momentos (inclusive em toda a área do Parque da Cidade), e o número de bicicletas foi reduzido, para evitar aglomerações.

O pagamento deve ser priorizado no cartão de débito e, para pagamento em dinheiro, é recomendado que esteja trocado para evitar manuseio. A equipe responsável pelo aluguel realiza a higienização das bikes antes e depois do uso e há sempre álcool em gel disponível por toda área e no restante do parque.

4) Jardim Japonês:

Esse espaço específico do Parque da Cidade foi desenvolvido com um paisagismo fiel aos padrões de jardins do Japão. O local abriga o Torii, aquele portão vermelho tradicional tão conhecido pelos jundiaienses, que representa a entrada ou a proximidade a um santuário na cultura japonesa.

Além disso, você também pode visitar e tirar lindas fotos nas cachoeiras, lagos, cursos d’água e pontes do Jardim Japonês. A família ainda pode aproveitar uma boa conversa no quiosque especial.

5) Pista de aeromodelismo:

A pista de aeromodelismo do Parque da Cidade é um espaço criado para voo de pequenos modelos de aviões e espaçonaves. Ali, acontecem competições e lindos voos, em uma pista pavimentada e com hangar coberto.

Para usar a pista, é preciso realizar um cadastro junto à Cobra (Confederação Brasileira de Aeromodelismo), e ou registro na administração do Parque da Cidade, apresentando CPF, RG e BRA. Ainda assim, para quem não participa da atividade de aeromodelismo, o local é ótimo e tem visão liberada para aprender mais sobre a prática e acompanhar os voos e pousos dos modelos.

6) Pistas de automodelismo

Assim como a pista de aeromodelismo, as pistas de automodelismo do Parque da Cidade são voltadas a amantes e praticantes da prática. Neste caso, ao invés de ser direcionada a voos de modelos de aeronaves, as duas pistas de automodelismo são utilizadas para corridas de modelos de automóveis de controle remoto.

O parque conta com duas pistas:

  • Circuito off road: uma pista circular com obstáculos em solo natural.
  • Circuito on road: uma pista circular pavimentada que simula o circuito de corrida.

Para utilizar as pistas é necessário levar o equipamento próprio, mas ainda é muito divertido acompanhar as práticas e as corridas com a família e os amigos, a partir da ampla área de observação para fora da pista.

7) Pista de caminhada

A pista de caminhada fica ao lado da pista de ciclismo e também é sinalizada e iluminada, para garantir a segurança dos usuários. A área é liberada para todo o público e percorre toda a extensão do Parque da Cidade. Durante o percurso ainda estão instalados os equipamentos de ginástica da academia ao ar livre, playgrounds, lanchonetes, banheiros e bebedouros.

8) Playground

Responsáveis pelo brilho nos olhos dos pequenos, os playgrounds do Parque da Cidade têm uma ampla diversidade de brinquedos ecológicos, construídos com madeira de reflorestamento e de demolição. Ao total, são dois espaços grandes, dispostos sobre areia e gramado, o que colabora com a segurança das crianças.

Ao redor dos “parquinhos”, também estão dispostos banheiros próximos e bancos, para que os pais e responsável acompanhem e até participem das brincadeiras de perto.

9) Quadras esportivas

Para os amantes do esporte, o Parque tem cinco quadras oficiais, para animas as tardes e finais de semana.

São duas quadras poliesportivas, duas quadras de vôlei de areia e uma quadra de futebol de areia. Todas elas funcionam diariamente e têm acesso livre, sem limitação de idade.

10) Quiosques

Estes espaços – bastante disputados -, são utilizados por famílias que planejam comemorações de aniversário ou um picnic no Parque da Cidade. Os quiosques estão espalhados pelo parque e contam com uma grande mesa de madeira e bancos ao seu redor.

Além disso, todos eles têm iluminação ativada pelo Parque quando começa a ficar escuro e também tomadas instaladas. A alimentação é liberada no local, mas alguns cuidados devem ser tomados:

No Parque da Cidade, não é permitido o uso de bexigas, churrasqueiras, som alto e o consumo de bebida alcoólica em todo o espaço, principalmente nos quiosques. Além disso, também é proibido uso de fogareiros ou panelas elétricas, por isso é aconselhado levar todos os lanches já prontos.

E aí, já tem planos para o final de semana? Depois dessa matéria, é certo que já escolheu o lugar, né? O Parque da Cidade está pronto para receber você e sua família, lembrando de respeitar as normas de segurança sanitária:

  1. use a máscara de proteção durante toda sua visita;
  2. leve água de casa, para evitar o uso dos bebedouros;
  3. use álcool em gel e higienize as mãos constantemente, principalmente após as atividades no playground ou nas academias ao ar livre;
  4. e procure manter o distanciamento social com pessoas que não são da sua família.

Divirta-se!

Parque da Represa

Qualidade de vida: arborização é um dos destaques do Parque da Represa

Muitas árvores, um córrego e muito ar puro fazem parte do cenário do bairro. Famílias inteiras aproveitam para se exercitar

Publicado

em

Por

Meio ambiente é um dos destaques da região, que conta com a represa de abastecimento e ar puro (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Além da represa de abastecimento de água, o Parque da Represa chama a atenção pela arborização. O bairro conta com muitas árvores, principalmente na avenida Dr. Manoel Ildefonso Archer de Castilho, onde também existe um córrego. De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), regiões deste tipo têm inúmeras vantagens em relação à qualidade de vida dos moradores.…

Continuar lendo

Parque da Represa

Parque da Represa é sinônimo de tranquilidade e comodidade num só lugar

Região contempla vários serviços aliados à natureza e também à qualidade de vida

Publicado

em

Por

Além da natureza exuberante, bairro também contempla diversos serviços e segurança (Foto: Divulgação)

Ter de tudo um pouco à disposição bem próximo do bairro em que mora é uma das coisas mais práticas que alguém pode querer quando se escolhe o lugar para viver. Pois no Parque da Represa, em Jundiaí, é exatamente assim que acontece. A região é considerada extremamente funcional justamente porque contempla vários serviços aliados à natureza e qualidade de…

Continuar lendo

Parque da Represa

Conheça algumas curiosidades do Parque da Represa, em Jundiaí

Bairro fica na região Norte e se destaca pela qualidade de vida e proximidade com ótimas opções de lazer

Publicado

em

Por

Região fica próxima ao centro, mas preserva a qualidade de vida: tranquilidade e comodidade num só lugar (Foto: Divulgação)

O bairro Parque da Represa é um dos mais bem conceituados de Jundiaí. Além da qualidade de vida, da proximidade com a região central e os ótimos acessos para rodovias, ele reserva algumas curiosidades: Grendacc É onde fica a sede do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer), conceituada instituição que cuida de crianças diagnosticadas com câncer. Foi criado…

Continuar lendo
Publicidade