Companhia Saneamento de Jundiaí: tratamento de esgoto da cidade é referência nacional
Conecte-se conosco

Dia Mundial da Água

Companhia Saneamento de Jundiaí: tratamento de esgoto da cidade é referência nacional

O trabalho da CSJ foi crucial para a despoluição do Rio Jundiaí, sendo o primeiro da América Latina a alcançar este feito

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Divulgação/CSJ

No cenário atual, a despoluição dos rios e a garantia de água de qualidade tornaram-se imperativos. O Rio Jundiaí, outrora poluído, hoje flui limpo e cheio de vida, levando o título de primeiro rio despoluído da América Latina.

Central nesse processo de transformação está a Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ). Responsável pelo tratamento de esgoto, a CSJ evita que mais de 16 mil toneladas de carga orgânica sejam lançadas e poluam o Rio Jundiaí. Graças a esse trabalho dedicado, Jundiaí se tornou um modelo nacional em tratamento de esgoto, alcançando o topo no ranking em tratamento de esgoto do Instituto Trata Brasil.

O processo de transformação começa quando a água, após escoar pelo ralo, é conduzida pela rede coletora do município até a Estação de Tratamento de Esgoto de Jundiaí (ETE-J). Construída em 1996 pela CSJ, esta estação é considerada uma das mais eficientes do país em remoção de carga orgânica.

“O sistema de tratamento de esgoto possui várias fases. Cada uma delas tem seu papel e todas são importantes para que o esgoto seja tratado e possa voltar ao rio”, explica Ana Paula Fernandes Abrahão, Gerente Ambiental, Social e de Governança da CSJ.

Começando pelo gradeamento, onde os resíduos sólidos são separados, passando pela elevatória, decantação, lagoas de aeração e lagoas de decantação, cada fase desempenha um papel fundamental nesse processo.

O processo

A primeira etapa se chama gradeamento, onde os resíduos sólidos são separados do esgoto, tais como plásticos, panos e outros objetos. Esse lixo é recolhido e levado para um aterro sanitário, onde será descartado corretamente.

A fase líquida então segue para a elevatória, onde bombas submersas elevam o esgoto até a próxima fase do sistema de tratamento. Nesta etapa, os tanques de decantação removem a areia que chega junto com o esgoto, a qual também irá para o aterro sanitário.

A partir daí, o esgoto é dividido em três lagoas de aeração, onde se dá o tratamento biológico, que cria condições para acelerar o processo natural de limpeza da água através de bactérias em um ambiente controlado. As bactérias se alimentam da matéria orgânica e com isto eliminam os poluentes sem adição de nenhum produto químico. A ETE-J foi a primeira a utilizar aeração por membranas no Brasil e, até hoje, é a maior em extensão.

Na sequência, o processo segue para as lagoas de decantação. Nelas, os flocos de matéria orgânica suspensos decantam no fundo, formando um lodo que será, aos poucos, compactado. Um dos aspectos mais notáveis do tratamento é o destino do material resultante.

“No melhor exemplo de Economia Circular, todo ano, cerca de 35 mil toneladas de lodo removidos do sistema de tratamento deixam de ser descartadas e seguem para a empresa Tera Ambiental, onde passam por um processo de compostagem que as transforma em fertilizante orgânico classe B, de utilização segura na agricultura”, destaca Ana Paula.

Após todas as etapas serem concluídas, o esgoto tratado pode ser devolvido ao Rio Jundiaí sem causar danos ao meio ambiente. Este trabalho resultou na melhoria considerável da qualidade da água do rio, permitindo que sua água pode ser consumida novamente, após tratamento.

Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água, DAE Jundiaí debate regulação do saneamento

Representantes da Agência Nacional das Águas e da ARES-PCJ abordaram o tema, conduzido pela diretora da DAE Ingrid Nascimento.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, o Auditório Planeta Água, na sede da DAE Jundiaí, recebeu um debate sobre regulação em saneamento. O encontro reuniu servidores e contou com palestras do superintendente adjunto de Regulação de Saneamento Básico da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Alexandre Anderáos; e do diretor administrativo e financeiro da Agência Reguladora PCJ…

Continuar lendo

Dia Mundial da Água

Educação ambiental e resiliência hídrica são temas da Semana da Água na DAE Jundiaí

O objetivo do encontro, que aconteceu no Dia Mundial da Água, foi disseminar a importância do uso consciente e o cuidado com o recurso.

Publicado

em

Por

A programação da Semana da Água acabou nesta sexta-feira (22), com um evento da diretoria de Assuntos Regulatórios e Novos Negócios (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A programação da Semana da Água da DAE Jundiaí contou com rodas de conversa com servidores, ações educacionais em escolas e palestras sobre resiliência hídrica. O evento celebrou o Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22). O objetivo foi disseminar a importância do uso consciente e o cuidado com a água. “Temos em Jundiaí uma situação hídrica segura e…

Continuar lendo

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água: construção civil e seu papel na preservação dos recursos hídricos

A construtora Applausi é um exemplo de compromisso com o cuidado e o uso eficiente desse recurso vital

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

No cenário atual, a sustentabilidade tornou-se uma prioridade inegável para diversos setores da sociedade, especialmente no mercado da construção civil. Com a crescente conscientização sobre os impactos ambientais de suas atividades, muitas empresas têm assumido compromissos firmes com práticas sustentáveis, especialmente no que diz respeito ao uso responsável dos recursos hídricos. Neste Dia Mundial da Água, destacamos o compromisso da…

Continuar lendo

Dia Mundial da Água

2,1 milhões de crianças e adolescentes vivem sem acesso adequado a água no Brasil

Segundo a UNICEF, essa falta de água potável impacta de forma mais intensa crianças e adolescentes negros e indígenas, comprometendo também seu acesso a outros direitos.

Publicado

em

Por

Menina bebendo água
Foto: Canva Pro

Neste Dia Mundial da Água, o UNICEF chama atenção para 2,1 milhões de crianças e adolescentes que vivem sem acesso à água potável no Brasil. Os dados são de uma análise do UNICEF com base no Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, as informações trazem um alerta sobre a urgência de investimentos para garantir…

Continuar lendo

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água: conscientização é chave para a gestão sustentável

Mais do que uma mera comemoração, o dia serve como um poderoso lembrete da crise hídrica que enfrentamos globalmente.

Publicado

em

Por

Foto: Canva Pro

Em 22 de março, o mundo celebra o Dia Mundial da Água, uma data estabelecida pela Unesco com o intuito de promover uma reflexão profunda e urgente sobre a gestão dos recursos hídricos no planeta. Este dia, mais do que uma mera comemoração, serve como um poderoso lembrete da crise hídrica que enfrentamos globalmente e da necessidade de adotarmos políticas…

Continuar lendo
Publicidade