Foto: Tribuna de Jundiaí/Prefeitura de Jundiaí
Foto: Tribuna de Jundiaí/Prefeitura de Jundiaí

A 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos de Jundiaí está chegando ao seu último final de semana, que começa na sexta, dia 3, e encerra-se no domingo, dia 5.

Em três finais de semana, mais de 167 pessoas visitaram a principal festividade da cidade e puderam curtir uma série de atrações culturais, entre shows musicais, intervenções artísticas, brincadeiras lúdicas, além de apreciar os trabalhos de artistas locais e a exposição de frutas premiadas.

Na área da gastronomia, não faltam opções. Quitutes conhecidos – e adorados -, como o tradicional frango com polenta, a famosa coxinha de queijo, e até novidades como torresmo de rolo, baião-de-dois e churrasquinho grego conquistam os paladares. Degustação de vinhos e cervejas artesanais também têm espaço garantido.

E claro, como a grande estrela da Festa é a uva, ela não poderia ficar de fora. A fruta é ingrediente principal de algumas receitas, criadas especialmente para prestigiar o evento. Confira esta lista com 6 delícias feitas com uva que você não pode deixar de provar.

Sorvete de vinho e de uva – Orama Sabores do Brasil

Foto: Tribuna de Jundiaí

Especializada em sorvetes artesanais, livres de conservantes, gordura hidrogenada e aditivos, a Orama elaborou em parceria com a Adega Maziero um sorvete de vinho tinto. Outra criação deliciosa é o sorvete de uva preparado à base de água, por isso é zero lactose, e feito com uvas vindas de um produtor do Bairro Traviú.

Coxinha de uva – Kiosque Roseira

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Já conhecida por ter sido eleita a melhor coxinha de queijo de Jundiaí, a Roseira preparou uma versão à base de uva. A criação foi para uma edição passada da Festa, mas a aceitação e procura foram tão grandes que ela ficou de vez no cardápio da casa. Em um dia, o Kiosque chegou a vendar 500 coxinhas de uva! Imperdível.

Pão de uva – Adega Maziero

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Conhecida por ter produzido o vinho do Papa, a Adega Maziero também traz outros produtos em seu portfólio, entre eles, o pão de uva. Essa delícia é recheada com uva bordô fresca, que ao assar, “estoura” dentro no pão e derrete, formando uma geleia natural. A criação já existe há pelo menos 5 anos, fazendo sucesso toda vez que o público experimenta. Em um final de semana, chegaram a vendar em torno de 300 pães.

Geleia de uva – Clamar

Foto: Tribuna de Jundiaí

A empresa desenvolveu uma geleia com a uva niagara, especialmente para esta edição da Festa da Uva. Este produto, que homenageia a uva símbolo do evento, é totalmente natural, sem conservantes, corantes ou qualquer outro aditivo artificial; também não contém lactose nem glúten. Além disso, a geleia leva mais de 50% da fruta, o que deixa um sabor bem evidente. A boa notícia é que o produto vai continuar em linha, e quem quiser garantir, já tem pronta entrega para o ano inteiro.

Brigadeiro de vinho – Sandra Romansini e Lu Longaray

Foto: Tribuna de Jundiaí

As confeiteiras Sandra Romansini e Lu Longaray trouxeram uma novidade para esta edição. O inédito brigadeiro de vinho é produzido a partir do vinho bordô seco, da Adega Oliveira. Sandra explica que a opção pela versão seca é para que a sobremesa não ficasse enjoativa e equilibrasse a doçura com os demais ingredientes. O resultado: um doce irresistível, que acaba sendo impossível comer um só.

Cerveja de uva – Fermentaria Local e Cervejaria Prisma

Foto: Tribuna de Jundiaí

A Fermentaria Local, de Jarinu, e a Cervejaria Prisma, de Campo Limpo Paulista, uniram-se para criar um rótulo especial em homenagem à Niagara Rosada de Jundiahy. Juntas, produziram uma cerveja sour – caracterizada pelo seu sabor ácido – que leva essa uva em sua composição. Com corpo leve e fresca, a cerveja é perfeita para o nosso clima e convida a um próximo gole. Além disso, o aroma tão característico da niagara adiciona um toque especial e único à bebida.