Festa da Uva de Jundiaí ganha cerveja especial em homenagem à niagara rosada
Connect with us

Gastronomia

Festa da Uva de Jundiaí ganha cerveja especial em homenagem à niagara rosada

Cervejeiros do Polo de Jundiaí e região criaram uma receita com essa uva especialmente para celebrar o evento

Published

on

Atualizado há

Cerveja comemorativa de uva niagara, criada especialmente para a 38ª Festa da Uva. Foto: Tribuna de Jundiaí

A tradicional Festa da Uva de Jundiaí chegou a sua 38ª edição repleta de atrações e novidades. Iniciado na quinta passada, dia 12, o evento segue por mais três finais de semana, até o primeiro domingo de fevereiro, dia 5.

Tem degustação gratuita de vinhos, exposição e leilão de frutas premiadas, a aguardada Pisa da Uva, praça de alimentação repleta de quitutes locais, shows musicais e intervenções artísticas, além de um espaço dedicado inteiramente para a criançada.

De novidade, esta edição traz o Navio do Imigrante, uma reprodução dos transatlânticos responsáveis por trazer as famílias que fizeram de Jundiaí a Terra da Uva. Outra atração inédita é o Brinde ao Pôr do Sol com os espumantes produzidos na cidade, em especial com a uva niagara.

E entre tantas novidades, está a participação do Polo Cervejeiro de Jundiaí e Região. Pela primeira vez, a associação marca presença na festa. Com expositores em dois espaços distintos, os visitantes têm a oportunidade de conhecer as cervejas artesanais locais, um produto que tem se destacado cada vez mais em termos de qualidade.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Festa é da Uva, mas tem cerveja também

A Festa da Uva foi criada para celebrar o surgimento da niagara rosada no território da cidade, quando a mutação que lhe deu a cor característica foi identificada em 1933. Naquela época, o território jundiaiense abrangia as áreas onde estão os municípios de Louveira, Jarinu, Itatiba e Itupeva. 

E para homenagear a Niagara Rosada de Jundiahy, a Fermentaria Local, de Jarinu, e a Cervejaria Prisma, de Campo Limpo Paulista, criaram em parceria um rótulo especial com ela. Trata-se de uma cerveja estilo sour – caracterizada por um sabor mais ácido – que leva essa variedade de uva em sua composição.

Tive o prazer de provar a cerveja e foi uma surpresa muito agradável. É uma bebida leve, fresca, que pede um próximo gole e tem tudo a ver com o nosso clima. E o mais interessante é o toque especial que o aroma tão característico da niagara traz para o conjunto.

Allan Maple, da Fermentaria, explica que todos os ingredientes para a elaboração dessa cerveja são oriundos de parceiros e produtores paulistas. Para a sua produção, foi utilizada uma cerveja base da própria Prisma, projeto do cervejeiro João Frateschi.

As estrelas da Festa da Uva. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Já as uvas, Allan adquiriu de um pequeno produtor com quem já trabalhou e ele próprio fez a fermentação de forma espontânea (com as leveduras presentes na própria uva), ali mesmo na Fermentaria.

Feitas as devidas provas e testes, e medidas as proporções, a cerveja foi lançada na Festa e está tendo boa aceitação. Embora ainda os estilos mais conhecidos acabam sendo os mais pedidos. 

Allan conta que entregar cervejas mais complexas e mais secas do que o mercado está habituado é um processo muito difícil, mas aos poucos a marca tem ganhado força e visibilidade. “A ideia é focar aqui na região e criar uma cultura local de cerveja, que assim a gente tenha um público que conheça, aprecie e vá atrás”.

A presença na Festa da Uva é uma excelente oportunidade para apresentar um produto novo ao público, como uma forma de educar e criar essa cultura cervejeira local. E isso é um trabalho que vem sendo feito pelo mestre cervejeiro Jorge Ometto, da Academia Jundiaiense de Cerveja e Malte.

Durante os dias de evento, Jorge promove palestras com degustação de cervejas artesanais do Polo Cervejeiro, harmonizando com petiscos também dos expositores presentes na Festa, como a famosa coxinha de queijo, pães, queijos artesanais, entre outros.

Às sextas, a palestra acontece às 20h; sábado e domingo tem duas sessões, às 17h e às 20h. As vagas são limitadas, 40 pessoas por horário, e as inscrições são por ordem de chegada, feitas por uma equipe devidamente identificada, presente no local.

Gastronomia

Hoken Sushi é referência em comida japonesa em Jundiaí

Published

on

Hoken Sushi é referência em comida japonesa em Jundiaí
Foto: Tribuna de Jundiaí

Com mais de 10 anos de tradição, o Hoken Sushi se consolidou como um dos principais restaurantes de comida japonesa em Jundiaí. A casa se destaca pela frescura e qualidade de seus ingredientes, preparando cada peça no momento do pedido para garantir a crocância da alga, a maciez do peixe e o sabor impecável do arroz. Foto: Tribuna de Jundiaí…

Continue Reading

Gastronomia

Cervejaria Marcos Brunholi tem nova edição do Festival do Risoto neste sábado (7)

Jantar começa às 19h, por R$ 83 por pessoa, que inclui entradas variadas, massas, sobremesa e, claro, diversas opções de risotos servidos à vontade. Confira.

Published

on

Festival do Risoto da Cervejaria Marcos Brunholi
Veja como garantir sua reserva (Foto: Tribuna de Jundiaí)

O primeiro sábado de setembro está chegando e, com ele, o tradicional Festival do Risoto da Cervejaria Marcos Brunholi. Esta edição do evento acontecerá no dia 7, a partir das 19h, oferecendo um jantar completo a R$ 83 por pessoa. O valor inclui entradas variadas, massas, sobremesa e seis opções de risotos para você se deliciar. Cardápio do Festival do…

Continue Reading

Gastronomia

Quintal da Giffa apresenta cardápio especial no Restaurant Week 2024

Celebrando 17 anos de sucesso, a Restaurant Week se consolida como um dos eventos mais aguardados do calendário gastronômico brasileiro.

Published

on

Quintal da Giffa apresenta cardápio especial no Restaurant Week 2024
Foto: Divulgação/Quintal da Giffa

O restaurante Quintal da Giffa de Jundiaí confirmou sua participação na Restaurant Week, um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil. Até o dia 15 de setembro, os apaixonados pela gastronomia poderão saborear um menu especial, criado para o evento nacional, com o preço fixo que caracteriza o festival. O Quintal da Giffa, conhecido por sua cerveja artesanal que é a…

Continue Reading

Onde Comer

Cervejaria Marcos Brunholi: mais que cervejas artesanais, um destino gastronômico para o almoço

Published

on

Joelho de porco crocante com arroz biro-biro e batatas fritas servido na Cervejaria Marcos Brunholi, acompanhado de cerveja artesanal.
Foto: Divulgação

Aos sábados e domingos, a Cervejaria Marcos Brunholi, localizada no bairro do Caxambu, abre suas portas às 11h para receber os clientes com um almoço saboroso. Mais do que um ponto de encontro para os amantes de cervejas artesanais, a Cervejaria Marcos Brunholi se destaca também como uma excelente opção gastronômica na cidade, oferecendo pratos que agradam a todos os…

Continue Reading

Onde Comer

Cajumaki: Jundiaí ganha nova temakeria com proposta inovadora

O Cajumaki será inaugurado neste sábado, 10 de agosto, no bairro Medeiros. O restaurante se destaca por ser pioneiro no Temaki Especial! Conheça.

Published

on

Fachada da temakeria Cajumaki em Jundiaí
O Cajumaki preparou uma promoção especial de inauguração para seus primeiros clientes. Confira (Foto: Divulgação/Cajumaki)

Cajumaki é o nome da nova sensação em temakeria e sushi que chega à cidade de Jundiaí no dia 10 de agosto. Localizada no Mini Shopping Sarapiranga, no bairro Medeiros, a casa promete conquistar o paladar dos amantes da culinária japonesa com receitas autorais e um ambiente moderno e aconchegante. O Cajumaki traz um conceito inovador para Jundiaí, combinando a…

Continue Reading
Advertisement