
Nesta sexta-feira (23), o Ibama determinou a retomada dos trabalhos das brigadas de combate a incêndios no Brasil.
“Em atenção ao despacho Dipro 8621418, determino o retorno de todas as Brigadas de Incêndio Florestal do IBAMA para as suas respectivas atividades e operações a partir da presente data”. O despacho é assinado por Ricardo Vianna Barreto, chefe do centro especializado Prevfogo/Dipro.
Em nota na quarta-feira (21), o Ibama havia solicitado que os trabalhos fossem interrompidos, alegando falta de verba para os serviços. “Para a manutenção de suas atividades, o Ibama tem recorrido a créditos especiais, fundos e emendas. Mesmo assim, já contabiliza 19 milhões de pagamentos atrasados, o que afeta todas as diretorias e ações do instituto, inclusive, as do Prevfogo”, disse o órgão.
Sendo assim, o vice-presidente, Hamilton Mourão, afirmou que o Tesouro Nacional irá disponibilizar R$ 134 milhões, que estavam bloqueados, ao Ministério do Meio Ambiente.
De acordo com Mourão, o ministro Ricardo Salles pede a liberação da verba desde julho. Assim, afirma que a liberação só foi determinada nesta quinta-feira (22) e que Salles foi avisado. “Morre o assunto, crise superada, próximo assunto”, disse.