Ibama manda brigadas interromperem combate aos incêndios em todo o país
Conecte-se conosco

Brasil

Ibama manda brigadas interromperem combate aos incêndios em todo o país

A decisão é tomada pouco tempo depois das queimadas na Amazônia e no Pantanal baterem recordes.

Publicado

em

Brigadistas trabalhando no Pantanal. (Foto: EPA)
Brigadistas trabalhando no Pantanal. (Foto: EPA)

A partir da meia-noite desta quinta-feira (22), os agentes de combate a incêndios de todo o país foram solicitados a interromper os trabalhos após pedido do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).

A determinação de suspensão dos trabalhos das brigadas foi assinada pelo Chefe do Centro Especializado Prevfogo/Dipro, Ricardo Vianna Barreto.

Trecho de circular que determina o recolhimento de brigadas de incêndio florestal do Ibama.

Trecho de circular que determina o recolhimento de brigadas de incêndio florestal do Ibama — Foto: Reprodução

Essa decisão do órgão acontece dois meses depois de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, ter afirmado que o combate às chamas do Pantanal e da Amazônia seria suspenso. O motivo seria o bloqueio da verba para o serviço. Além disso, o Ibama é subordinado do Ministério.

Porém, horas depois do anúncio de Salles em agosto, o vice-presidente, Hamilton Mourão, desautorizou a medida. De acordo com ele, a verba não seria bloqueada e que o ministro “teve uma precipitação”.

Queimadas bateram recordes

Os focos de incêndio registrados na floresta Amazônica de janeiro a setembro de 2020 foram os maiores desde 2010, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Apenas em setembro desse ano, 14% do Pantanal foi destruído pelas chamas. Assim, essa foi a maior devastação registrada no bioma desde o início das medições pelo governo federal, em 2002.

A área atingida só em 2020 tem cerca de 33 mil km² e é o equivalente aos territórios do Distrito Federal e do Alagoas, somados.

Brasil

Justiça do RS determina retirada de notícias falsas do Facebook

A juíza Fernanda Ajnhorn atua em medida urgente contra desinformação durante calamidade no RS.

Publicado

em

Por

Tecal de celular com app do Facebook
Decisão visa proteger ações de resgate e manter a integridade das operações de emergência no estado. (Foto: Freepik)

A juíza do plantão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Fernanda Ajnhorn, determinou que a empresa Meta Plataforms, que gere o Facebook, exclua, em 24 horas, as publicações com conteúdo de desinformação que questionam a atuação do estado em ações de socorro às vítimas da tragédia climática que atinge os municípios gaúchos. A ordem atende a uma ação…

Continuar lendo

Brasil

Helicóptero Águia de SP socorre bebê e idosa infartada no Rio Grande do Sul

Mais de mil pessoas resgatadas em uma semana de apoio nas enchentes

Publicado

em

Por

Equipe do helicóptero Águia 33 durante missão de resgate no Rio Grande do Sul, fornecendo auxílio vital em meio à crise de enchentes (Foto: Governo de SP)

Na quinta-feira (9), o helicóptero Águia 33, equipado com UTI aeromédica, realizou duas missões cruciais no Rio Grande do Sul. Primeiramente, transportou um bebê de cinco meses com pneumonia do hospital regional de Tramandaí para a UTI pediátrica em Venâncio Aires. O pequeno paciente necessitava de aparelhos para respiração durante o trajeto. Em seguida, a aeronave viabilizou a remoção de…

Continuar lendo

Brasil

Forças Armadas mobilizam “esforço de guerra” com 20 mil militares no Rio Grande do Sul

Comandantes militares destacam esforço inédito no estado

Publicado

em

Por

Forças armada em atuação nos resgates de vítimas das enchentes do RS
Militares em ação nas áreas mais afetadas do RS (Foto: Ministério Defesa/Divulgação)

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (10), o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, junto ao comandante do Exército, Tomás Paiva, atualizaram as informações sobre a "Operação Taquari 2". Esta operação, dedicada ao resgate e contenção dos efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul, foi descrita pelos líderes como um verdadeiro "esforço de guerra". "Isso é uma…

Continuar lendo

Brasil

Ação da rede de supermercados Tauste arrecada doações ao Rio Grande do Sul

Em Jundiaí, o Tauste entregou as doações do Fundo Social, para encaminhamento ao Rio Grande do Sul.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Tauste

Diante da crise de alagamentos e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, a rede Tauste se mobilizou em uma grande ação solidária para auxiliar as vítimas. Através do programa Tauste Ação Social e em parceria com fornecedores, a empresa arrecadou água, produtos de higiene pessoal e de limpeza para as comunidades afetadas. A rede atuou nas lojas em…

Continuar lendo

Brasil

Temporais voltam hoje ao Rio Grande do Sul e colocam o estado em alerta de perigo

Rio Grande do Sul está em alerta para mais temporais a partir de sexta-feira (10). Chuvas fortes devem atingir o centro-leste e nordeste do estado

Publicado

em

Por

Foto: Inmet

O Rio Grande do Sul, após alguns dias de chuvas mais localizadas, volta a ser alvo de temporais a partir desta sexta-feira (10). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que as chuvas serão mais intensas nas regiões centro-leste e nordeste do estado. De acordo com a instituição, os acumulados podem superar os 150 milímetros entre sexta e…

Continuar lendo
Publicidade