achada do instituto nacional de meteorologia (INMET), em Brasília.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No Brasil, nós continuamos enfrentando dias muito quentes e alguns recordes de calor batidos por regiões em todo o país. Porém, de acordo com os meteorologistas do Climatempo, essa semana o Brasil pode atingir um recorde histórico de calor nacional.

Até então, a maior temperatura registrada no país foi no dia 21 de novembro de 2005, quando a cidade de Bom Jesus do Piauí bateu 44,7ºC. Nesta segunda-feira (5), esse recorde quase foi quebrado quando a cidade Água Clara, em Mato Grosso do Sul, atingiu 44,6ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa foi a maior temperatura do país desde 2006.

Desde os últimos dias de setembro, uma onda de calor chegou no Brasil e, mesmo com uma frente fria baixando um pouco as temperaturas, não foi o suficiente. Esta semana o clima quente voltou com tudo.

Em São Paulo, a maior temperatura do estado foi registrada em Votuporanga, que atingiu 42,1ºC neste sábado (3). Já em Jundiaí, em uma semana a cidade bateu três recordes de temperatura, chegando aos 39,8ºC.

De acordo com informações do Cepagri – Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp – o calor deve continuar pelo menos até o final de semana.

[tdj-leia-tambem]