
Neste dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, uma fala da apresentadora Ana Maria Braga causou críticas na internet. Durante o encerramento do programa Mais Você desta sexta-feira, Ana Maria disse que não precisamos de um “Dia da Consciência Negra”.
De acordo com a apresentadora, “a gente não precisa de um dia da consciência negra, branca, parda, amarela, albina. Nós precisamos de 365 dias de consciência humana.”
O comentário aconteceu um dia depois da morte de João Alberto Silveira Freitas, um homem negro de 40 anos, morto por dois seguranças em um supermercado em Porto Alegre. Assim, muitos internautas foram até as redes sociais para repudiar a fala de Ana Maria Braga.
https://twitter.com/edzahida/status/1329842286612635648
Ana Maria Braga, uma mulher inteligente, com acesso à informação. Se ela insiste no argumento de que não acha certo um dia da consciência negra é por maldade, por racismo, por falta de empatia. Uma pena. Totalmente decepcionante
— Eu Clemente 🗳 🇧🇷🇵🇸 (@inclements) November 20, 2020
Ana Maria Braga, retrato fiel do conservadorismo e elitismo, nãoa cha importante um dia da consciência negra, porque ela é branca! https://t.co/vAl7uKhvuV
— D'Carmo (@docarmocomuna) November 20, 2020
Ainda hoje, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou para jornalistas que “no Brasil não existe racismo”.