Pão de forma e bafômetro Detran-SP desvenda os mitos e as verdades
Foto: Detran-SP

A recente pesquisa da Pró-Teste da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor sobre a presença de etanol (álcool) no pão de forma industrializado gerou muita discussão, inclusive memes, sobre a possibilidade de um teste de bafômetro acusar positivo após o consumo do produto. Mas será que essa história é real?

Álcool no pão de forma? Sim, mas…

É verdade que alguns pães de forma podem conter traços de etanol devido ao uso de conservantes anti-mofo à base de álcool. No entanto, a quantidade de álcool presente é mínima e evapora rapidamente, não sendo suficiente para causar embriaguez ou influenciar o resultado de um teste de bafômetro.

Em casos raros, o consumo recente de pão de forma pode levar a um resultado positivo no bafômetro, conhecido como “falso positivo”. Isso ocorre porque o álcool residual na boca e nas vias respiratórias pode ser detectado pelo aparelho. Mas esse efeito dura apenas alguns minutos. Se você for parado em uma blitz e o teste acusar positivo, basta solicitar um contraprova, que comprovará a ausência de álcool no sangue.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) garante o direito à contraprova em testes de bafômetro. Se o primeiro teste acusar positivo, você pode solicitar a realização de um exame de sangue, que é mais preciso e definitivo.

Pode dirigir após comer pão de forma, sem problemas

Se você comeu pão de forma e precisa dirigir, não há problema! A quantidade de álcool presente no pão é insignificante e não afetará sua capacidade de dirigir. Mas atenção:

  • Álcool e direção nunca combinam! O consumo de bebidas alcoólicas, mesmo em pequenas quantidades, compromete a segurança no trânsito.
  • Fique de olho nas marcas: A pesquisa da Pró-Teste identificou algumas marcas com níveis de etanol acima do recomendado. Opte por pães de marcas confiáveis e verifique a lista de ingredientes antes de comprar.
  • Em caso de dúvidas, consulte um profissional: Se você ainda tiver dúvidas sobre o consumo de pão de forma e o bafômetro, consulte um médico ou nutricionista.

[tdj-leia-tambem]