Prêmio Ciência e Mulher abre inscrições
Foto: Canva

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está com as inscrições abertas para a 6ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher. O prêmio, criado em 2019, tem como objetivo valorizar e dar visibilidade às mulheres cientistas brasileiras destacadas e incentivar as meninas a se interessarem pelas carreiras científicas.  

Desde sua criação, o prêmio Ciência & Mulher já reconheceu 22 cientistas, alternando a cada ano entre as categorias “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência”. Nesta 6ª edição, o foco está nas estudantes do ensino médio e de nível superior que desejam seguir uma carreira científica.

Como participar do prêmio Ciência & Mulher

O objetivo é reconhecer jovens cujas pesquisas de iniciação científica demonstrem criatividade, rigor metodológico e potencial para contribuir com o futuro da ciência no país. 

Para participar do prêmio Ciência & Mulher, as estudantes interessadas devem se inscrever através de um formulário online disponível no edital. É importante ressaltar que as candidatas devem ser indicadas por professores, orientadores, coordenadores de escola ou organizadores de olimpíadas e feiras científicas nacionais.

Critérios de avaliação e premiação

Para o prêmio Ciência & Mulher serão avaliados critérios como a originalidade do projeto, a relevância da pesquisa, o rigor metodológico e o potencial de impacto da pesquisa para a sociedade.

Serão selecionadas seis vencedoras, sendo três alunas do ensino médio e três de ensino superior. As estudantes de graduação podem escolher competir em uma das seguintes áreas de conhecimento: Engenharias, Exatas e Ciências da Terra, Humanidades ou Biológicas e Saúde.

As vencedoras do concurso poderão apresentar seus projetos na 77ª Reunião Anual da SBPC, participar de mentorias com pesquisadores renomados e ainda receberão um troféu.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 11 de fevereiro de 2025, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal da SBPC no YouTube.

[tdj-leia-tambem]