Que o preço da gasolina não para de subir já não é mais novidade pra ninguém, mas além dessa grande dificuldade, diversos motoristas tem notado alguns problemas no rendimento de seus carros pela alteração nos combustíveis em alguns postos de gasolina, que podem prejudicar seu carro no funcionamento.
Confira os seis problemas mais frequentes encontrados pelos consumidores:
Luz de alerta do motor
Quando aparece uma luzinha acesa no painel em formato de motor, indica que alguma coisa está errada no sistema de injeção eletrônica. Esse sistema, é o responsável por controlar a admissão de combustível e calcula a porcentagem de mistura com ar, portanto o combustível adulterado pode ser uma das causas.
(Foto: Envato Elements)
Essa não é a única razão para a luz acender, porém se isso acontecer logo depois de você ter abastecido o carro, a razão pode ser uma gasolina ou etanol contaminado com algum outro produto.
Carro “tosse” ou “engasga”
Notou em seu carro que o motor está “engasgando”, como se fosse morrer a qualquer momento? Ou ainda, está apresentando falhas ao dar partida? Esses podem ser alguns dos sinais mais comuns, já que o carro sofre para conseguir realizar a circulação desse combustível. As falhas costumam acontecer, principalmente, nas marchas mais baixas.
Para saber se o óleo do veículo está contaminado basta reparar se o mesmo saiu do cárter com mudanças nas características esperadas, essas alterações podem ser causadas pelo combustível adulterado. Neste caso, pode ser pela gasolina com solventes ou etanol com água demais.
(Foto: Envato Elements)
Neste caso, é importante reparar se o automóvel está apresentando algum tipo de vazamento, uma vez que os solventes utilizados para “batizar” a gasolina causam ressecamento nas mangueiras do motor e desgaste nas vedações. Em última instância, esse combustível pode até danificar algumas peças do motor do carro.
Aumento no consumo de combustível
Se o carro acabou de ser abastecido em um posto do qual você não está acostumado e reparou que o rendimento do combustível foi menor do que o seu carro está acostumado, ou seja, você colocou o mesmo gasolina e não rodou o bastante para que ela acabasse com rapidez, é um sinal de que o combustível está alterado.
Observe também o computador de bordo ou o ponteiro do tanque de combustível no painel. Caso os dados estejam muito diferentes do que você está acostumado, sem que você tenha mudado a forma de dirigir, pode haver algo de errado.
Perca no desempenho do carro
Reparou que o carro começou a perder a potência em seu desempenho? Precisar acelerar mais do que o normal em lugares que ele não precisaria de tanto esforço, é outro sinal de que alguma coisa está errada com a gasolina, especialmente se essa diferença for notada logo depois de abastecer.
Mas pode existir mais de um motivo para esse problema, por isso não deixe de considerar as outras possibilidades e sempre fazer as revisões do seu carro.
Surgimento de ruídos
Caso repare em algum ruído vindo do capô, pode também estar relacionado ao combustível de má qualidade. Muita vezes, os motoristas acham que há um problema de outra natureza no veículo, mas ele pode estar diretamente ligado ao abastecimento.
De qualquer forma, reparou se o seu carro está com algum rendimento ou apresentando qualquer sinal de falha é necessário levar até a mecânica, para que o problema seja detectado a tempo de ser resolvido e evitar danos maiores.
Na última quarta-feira (19), a Uber lançou uma funcionalidade que permite ao motorista bloquear passageiros considerados problemáticos. A opção será disponibilizada gradualmente para os condutores. Para realizar o bloqueio, o motorista deverá avaliá-lo com uma estrela. E com isso, ele será automaticamente bloqueado, impedindo novos chamados. O bloqueio também pode ser opcional no caso de avaliações de duas ou três…
Adquirir um carro usado pode ser uma excelente alternativa para economizar e, ao mesmo tempo, ter um veículo de qualidade. No entanto, essa decisão exige atenção e planejamento para evitar surpresas desagradáveis. Para quem pretende comprar um carro usado em 2025, listamos algumas dicas práticas que podem ajudar na escolha certa e garantir uma boa compra. O que saber antes…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade