acaba com obrigatoriedade dos simuladores
Governo acaba com obrigatoriedade de simuladores para tirar CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu na última quinta-feira (13) que o uso de simuladores na formação de motoristas não será mais obrigatório. De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o uso do simulador será opcional.

A mudança, que havia sido prometida pelo presidente Jair Bolsonaro em fevereiro, entra em vigor em 90 dias. Na avaliação de Freitas, a retirada dos simuladores vai reduzir a burocracia e reduzir, em até 15%, o custo para tirar a CNH.

Assim, a quantidade de horas-aula que o novo motorista terá que cumprir para retirar a habilitação cairá de 25 para 20 horas, pois 5 horas de aula era realizada no simulador.

LEIA TAMBÉM:

Governo Bolsonaro quer acabar com obrigatoriedade do uso da cadeirinha nos carros

Transporte público opera normalmente nesta sexta-feira

Segundo o secretário-executivo do Conselho, Jerry Dias, o condutor que optar pelo simulador deve fazer 5 horas-aula no equipamento e 15 horas de aula prática no veículo, caso não queira fazer o simulador será 20 horas de aula prática.

Placa do Mercosul

Jerry Dias ainda afirmou que o conselho está finalizando ajustes na implantação da placa Mercosul e que a obrigatoriedade dela deve ser adiada para o fim do ano.

Ainda de acordo com o secretário-executivo, algumas obrigatoriedades que geravam custo para o emplacamento, o que deixará a nova placa com o preço similar a atual.

Fonte: Auto Esporte