Atleta de Jundiaí representa categoria PCD em maior campeonato de Capoeira do mundo
Connect with us

Esportes

Atleta de Jundiaí representa categoria PCD em maior campeonato de Capoeira do mundo

Neko é o único professor de capoeira na região com deficiência congênita e representa categoria inédita no Campeonato Volta ao Mundo – Bambas.

Published

on

Atualizado há

O Campeonato Volta ao Mundo de Capoeira acontece em julho, no Rio de Janeiro (Foto: Arquivo Pessoal)

Emanoel de Oliveira, o Neko, tem 39 anos de idade, e há 25 está envolvido no mundo de um dos esportes mais brasileiros que existem: a Capoeira. Morador do Jardim Tamoio, em Jundiaí, trabalha na área bancária, mas sua verdadeira paixão é o esporte.

Neko tem com uma deficiência congênita e se apropria da capoeira para quebrar limites e preconceitos. “Eu não tenho a mão direita, nasci com osso do antebraço. Eu comecei a treinar porque eu achava bonito os movimentos, acrobacias e saltos, que já tinha visto uns meninos fazerem”, conta Neko.

Foto: Arquivo Pessoal

Assim, desde 1998, ele treina de duas a três vezes por dia. “A capoeira me ajudou a me empoderar, quebrar muitas das minhas limitações e preconceitos comigo mesmo. Até começar a treinar na adolescência, eu só andava com o braço no bolso.”

Todo o foco e treinamento gerou frutos, e Neko se tornou professor de Capoeira. Hoje, ele é “corda marrom” do Grupo Capoeira Brasil. “Sou o único professor de capoeira na região com uma deficiência congênita, talvez um dos poucos que existem. Dentro do grupo Capoeira Brasil, com mais de 40 mil filiados no mundo, sou o único com graduação de formado, que é a penúltima graduação do grupo”, destaca.

Foto: Arquivo Pessoal

Durante seu trajeto na Capoeira, Neko se classificou vice-campeão em dois jogos regionais de Capoeira de São Paulo. Mas, a princípio, nunca havia participado de uma competição com categoria específica para pessoas com deficiência.

Volta ao Mundo

Recentemente, o diretor da maior competição de Capoeira, a Volta ao Mundo – Bambas, alcançou Neko pelas redes sociais. Na mensagem, um convite para fazer parte da história e competir na categoria PCD de Capoeira.

“Existem dois formatos: seletiva e lutas casadas. Como é uma categoria nova do evento, eu fui selecionado pelo diretor de luta através das redes sociais. Então serão duas lutas casadas”, explica Neko. “Dois atletas com deficiência nos membros superiores e outros dois com amputação de uma das pernas.”

Foto: Arquivo Pessoal

Categoria PCD na Volta ao Mundo

O Volta do Mundo é o maior evento de competição de capoeira do mundo. O encontro promete disputas alucinantes e agora lançam a categoria PCD: a “Capoeira Sem Limites”. Nesta edição, o chamado VMB 50K preparou uma premiação inédita de R$ 50 mil.

O Volta ao Mundo terá disputas de cinturão masculino e feminino, jogos casados, desafio internacional e jogos entre atletas PCD. “Dentro desta categoria, que o VMB será pioneiro, temos o atleta Neko da Cidade de Jundiaí, que foi convocado”, conta o diretor-técnico da competição, Felipe Tropeço. “Além de treinar capoeira há mais de 20 anos, [ele] tem um talento e uma força de vontade admirável.”

Foto: Arquivo Pessoal

“Estamos com uma grande expectativa na participação dele. Esperamos que ele, além de pioneiro, seja um exemplo para todos os atletas desta categoria, fomentando muito mais pessoas a treinarem e saber que ainda tem muito a dar no esporte.”

Agora, para se preparar para esse grande momento, Neko treina duas vezes por dia e está ansioso para o dia 22 de julho, quando competirá em um dos cartões postais mais icônicos do mundo, o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. O Volta ao Mundo transmitirá o evento ao vivo, pelo YouTube.

Foto: Arquivo Pessoal

Esportes

Atleta de Jundiaí bate seu terceiro recorde brasileiro no ano

“Estamos em junho e igualo o número de recordes brasileiros que obtive o ano passado: dois no salto com vara e um no lançamento do dardo”, disse.

Published

on

Atleta de Jundiaí competindo em lançamento de dardo
Foto: Esporte Jundiaí

A homologação de competição realizada em maio confirmou a quebra de recorde da atleta de Jundiaí, Gislaine Cristina de Sá, no lançamento de dardo. De acordo com o resultado, Gislaine bateu um novo recorde brasileiro da categoria de 35 a 39 anos, com a marca de 32m90. A marca do recorde anterior era de 31,45 metros e pertencia à própria…

Continue Reading

Esportes

Jundiaí encerra 39° Jogos da Juventude com três títulos gerais

As equipes de Ginástica Artística Masculina, Atletismo Feminino e Handebol Feminino levaram o título de campeãs

Published

on

Equipe feminina de handebol de Jundiaí com as medalhas de ouro após conquistarem o título
O título do handebol feminino se juntou às conquistas do atletismo feminino e da ginástica masculina. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí encerrou sua participação nos 39° Jogos Abertos da Juventude, realizados em Araçatuba, com um desempenho destacado. A equipe de handebol feminino conquistou o título geral ao vencer Praia Grande na final por 15 a 11. Além disso, o time de futebol feminino garantiu a medalha de bronze ao superar Guarujá por 2 a 1. Na classificação geral, Jundiaí comemorou…

Continue Reading

Esportes

Espanha condena torcedores a prisão por insultos racistas contra Vinicius Jr.

Três pessoas receberam condenação de pena de prisão e banimento de estádios. Essa é a primeira sentença do tipo proferida no país.

Published

on

Jogador de futebol Vinicius Jr.
Condenação histórica marca um passo importante na luta contra o racismo no futebol espanhol (Foto: Reprodução/TNT Sports)

A La Liga, entidade responsável pela organização do Campeonato Espanhol de futebol, anunciou a condenação de três torcedores à prisão por insultos racistas direcionados ao jogador brasileiro Vinicius Jr., do Real Madrid. Essa é a primeira sentença desse tipo proferida pela Justiça espanhola e representa um marco na luta contra o racismo no esporte. Caso de racismo e condenação Os…

Continue Reading

Esportes

Judô no SESI Jundiaí: Final de semana terá competições e festival do esporte

Os eventos, abertos à comunidade, têm entrada franca mediante reserva de ingressos. Saiba mais.

Published

on

Duas mulheres em um combate durante uma competição de judô, usando quimonos brancos com detalhes em vermelho do Sesi-SP. Elas estão em um tatame de cor amarela e verde, enquanto outros competidores e espectadores assistem ao fundo.
Foto: SESI-SP

O CAT SESI Jundiaí se prepara para um final de semana repleto de Judô! Entre os dias 8 e 9 de junho, a unidade recebe a 1ª etapa da Liga de Treinamento de Judô do SESI-SP e o Festival PAF (Programa Atleta do Futuro) de Judô. Os eventos, abertos à comunidade, têm entrada franca mediante reserva de ingressos. Liga de…

Continue Reading

Esportes

Jundiaí recebe a segunda etapa do Arena Cross em junho

Prepare-se para um evento emocionante que promete movimentar a cidade e arrecadar doações para o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí.

Published

on

Competição de motocross na Jundiaí Arena Cross, com diversos pilotos em motocicletas de diferentes equipes, disputando em pista de terra.
Pilotos de todo o mundo se reúnem em Jundiaí para a emocionante segunda etapa do Arena Cross, trazendo adrenalina e solidariedade. (Foto: Tiago Lopes / Arena Cross)

Após uma emocionante primeira etapa, o Arena Cross Brasil está de volta, desta vez em Jundiaí, cidade que já se tornou referência no motocross nacional. No dia 22 de junho, sábado, a Avenida Alexandre Ludke, ao lado do Paço Municipal, será palco de disputas eletrizantes que podem definir os rumos do campeonato. Ação social e ingressos Para garantir seu lugar…

Continue Reading