Brasil conquista 100ª medalha de ouro nas Paralimpíadas com recorde mundial
Conecte-se conosco

Esportes

Brasil conquista 100ª medalha de ouro nas Paralimpíadas com recorde mundial

A medalha e o recorde são de Yeltsin Jacques, que terminou a prova de 1500m de atletismo em menos de 4 minutos.

Publicado

em

Atualizado há

Atleta cego levanta bandeira do Brasil com treinador
Jacques compete no T11, classe do esporte para atletas cegos, e já ganhou duas medalhas de ouro em Tóquio (Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro)

Esta semana começou reluzente para os brasileiros, com a conquista da nossa centésima medalha de ouro nas Paralimpíadas de Tóquio. O momento da vitória do atleta Yeltsin Jacques entrou para a história esportiva do Brasil, ao completar os 1500 metros do atletismo pela classe T11, destinada a atletas cegos, em 3min57s60.

O tempo em que Jacques venceu a prova foi o menor já registrado. Assim, além de receber a medalha de ouro, o brasileiro ainda bateu o recorde mundial.

“Hoje de manhã o Bira me falou isso, e me deu motivação: ‘Ó, a gente tem chance de fazer história mais uma vez, centésimo ouro do Brasil na história das Paralimpíadas’. Eu falei: ‘É por duas coisas. Primeiro, para subir o Brasil no quadro de medalhas; e segundo, é para construir essa história'”, contou Yeltsin em entrevista à SporTV.

Na prova, o atleta foi tão rápido que em alguns momentos, os outros competidores nem apareciam na transmissão de TV que acompanhava a corrida.

Jacques fez a prova dos 1500m em menos de 4 minutos e entrou para a história (Foto: Reprodução/Globo Esporte)

O segundo colocado, o japonês Shinya Wada, só alcançou a linha de chegada oito segundos depois que Jacques. Essa conquista já é a segunda do atleta nas Paralimpíadas 2020, que também subiu ao pódio para receber outra medalha de ouro pelos 5000m na T11.

Medalhas do Brasil

Desde o início das competições, o atletismo brasileiro têm mostrado para que veio. Até agora, já conquistou seis ouros, três pratas e quatro de bronze, totalizando 13 medalhas nas Paralimpíadas desse ano.

As equipes do Brasil já tinham a 100ª medalha de ouro em mente, já que o país chegou nas Paralimpíadas de Tóquio com 87 ouros contabilizados. Além disso, nas edições anteriores, o nosso país teve registros de mais de 13 primeiros lugares: Em Atenas, 2004, o país conquistou 14; em 2008, nas Paralimpíadas de Pequim, foram 16; mais 21 em Londres, 2012; e 14 ouros no Rio, em 2013.

Semana começou com mais medalhas

Depois da conquista da 100ª medalha de ouro, as equipes esportivas do Brasil ainda levaram mais nesta terça-feira (31).

Os times de atletismo ganharam mais duas, e a natação faturou quatro medalhas. Assim, o Brasil segue em sexto lugar no quadro de medalhas.

As Paralimpíadas de Tóquio encerram no dia 5 de agosto, portanto, ainda há tempo de mais vitórias das equipes canarinhas.

Esportes

Jundiaiense Murillo da Silva Cruz brilha e é campeão sul-americano de jiu-jitsu

Carinhosamente conhecido como “Caramelo”, atleta de apenas 16 anos compete na categoria juvenil

Publicado

em

Com 16 anos de idade e há apenas um ano e meio no esporte, jovem vem se destacando no cenário nacional. Foto: Rebeca Schumacker

No último sábado, dia 4, o atleta jundiaiense Murillo da Silva Cruz, carinhosamente conhecido como "Caramelo", alcançou uma vitória de peso no cenário do jiu-jitsu ao se consagrar Campeão Sul-Americano na categoria Juvenil, faixa branca, peso pluma. Com 16 anos de idade e apenas há um ano e meio no esporte, Caramelo demonstrou um desempenho impressionante que o levou ao…

Continuar lendo

Esportes

Já estão à venda os ingressos para a estreia do Galo em casa contra o Colorado Caieiras

A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra está marcada para as 15h; ingressos podem ser comprados pelo site oficial do clube

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Paulista Futebol Clube

O Paulista de Jundiaí faz seu primeiro jogo em casa no Paulistão Segunda Divisão Sicredi 2024 neste sábado (4) contra o Colorado Caieiras. A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra, válida pela terceira rodada da competição, está marcada para as 15h e os ingressos já estão disponíveis. Quem prefere uma opção mais fácil e rápida, pode garantir seu ingresso online,…

Continuar lendo

Esportes

Filho de Jundiaí, Nenê celebra o marco de 1000 jogos na carreira

Publicado

em

Por

Em uma carreira profissional que é a própria definição de longevidade e sucesso, Nenê, o estimado filho de Jundiaí, atingiu o impressionante marco de 1000 jogos. Esta conquista notável veio durante a decisão do Campeonato Gaúcho, em uma partida emocionante contra o Grêmio, representando o Juventude. Este momento é um testemunho não apenas do talento excepcional de Nenê, mas também…

Continuar lendo

Esportes

Ocelots Futebol Americano enfrenta Guarani Indians neste domingo em Jundiaí

Disputa será crucial para equipe jundiaiense garantir uma vaga direta nos playoffs

Publicado

em

Por

Foto: Grasiela Gonzaga

No próximo domingo, dia 21 de abril, às 15h, o Ocelots Futebol Americano enfrenta a equipe do Guarani Indians em um confronto de extrema importância pela quarta rodada da fase de grupos da SPFL Série Diamante. O jogo acontecerá na Arena Jaguatirica, em Jundiaí. Após uma derrota contra o Guarulhos Rhynos FA, o Ocelots não pode mais se dar ao…

Continuar lendo

Esportes

Como o esporte facilita a cooperação intergrupal no Brasil

Publicado

em

Por

Foto: Imagem gerada por IA

O Brasil é sinônimo de uma rica herança esportiva que pulsa no coração de sua sociedade, colorindo a consciência nacional com tons de entusiasmo, paixão e unidade. A cultura do esporte no Brasil não se limita ao mero entretenimento ou à proeza física, mas se estende como um tecido social que une comunidades e nutre um senso de identidade comum.…

Continuar lendo
Publicidade