O patrocínio de atividades esportivas existe desde as primeiras competições, ainda na Grécia Antiga. Com o advento da internet, a relação entre clubes e patrocinadores mudou um pouco.
No começo de 2023, o portal Metrópoles divulgou a informação de que, dos 20 times da Série A do Brasileirão, 19 são patrocinados por casas de apostas. O número não surpreende, levando em conta que equipes não são capazes de sobreviver sem patrocínios e esses sites vêm ganhando proeminência.
O futebol movimenta muito dinheiro, seja através da venda de ingressos, assinatura de serviços de transmissão, comércio de produtos oficiais ou outras atividades relacionadas. É natural, então, que existam empresas por trás, contribuindo financeiramente para a prosperidade de um clube esportivo.
Apesar disso, nem todos os torcedores entendem como funciona o patrocínio de times de futebol. Nas notícias, ouvimos falar sobre vendas milionárias de atletas, mas qual o papel dos patrocinadores nessas negociações? Mais ainda, quais são os benefícios e vantagens para as equipes e as marcas?
Quais são os principais patrocinadores dos times de futebol brasileiros?
A introdução do texto já deu um “spoiler” para a pergunta que dá título ao tópico. Segundo a lista dos 10 maiores patrocinadores master do futebol brasileiro publicada pelo Terra, 6 são casas de apostas e cassinos online. Dos outros 4, temos 3 bancos e 1 empresa que faz parte da indústria farmacêutica.
O protagonismo das casas de apostas faz sentido, já que a área de atuação desses sites está diretamente relacionada com os esportes. Embora essa conexão não seja essencial, os melhores “match” entre clubes e marcas se dão quando as duas instituições compartilham espaços e valores.
É por conta disso que plataformas como a Academia de Apostas servem como referência para apostadores novos e experientes. É possível consultar as principais informações sobre casas de apostas e cassinos online, o que garante segurança, já que notas são contribuídas por jogadores.
Outros dados relevantes encontrados são os tipos de jogos oferecidos (tanto nas apostas esportivas, quanto nos jogos de cassino), métodos de pagamento, bônus para novos usuários e prós e contras. Ao clicar em um determinado site, você pode descobrir qual time de futebol a casa patrocina.
É interessante destacar também que, embora o futebol masculino seja o principal esporte patrocinado pelas casas de apostas esportivas, algumas delas promovem atividades como o MMA, o basquete e o futebol feminino. Tudo isso, é claro, só é possível pelo interesse dos torcedores.
Quais são os benefícios da parceria entre patrocinadores e times?
Os benefícios da parceria entre clubes e patrocinadores podem ser divididos de acordo com cada parte. Para os times, essa união é o que permite o investimento em recursos como estádios, salários dos jogadores e administradores, melhores equipamentos e divulgação de partidas.
No caso das empresas, é muito vantajoso ter o seu nome associado a um clube esportivo, já que isso aumenta a exposição positiva da marca. Quando um torcedor vê o nome da empresa na camiseta do seu time do coração, ele fica mais propenso a consumir produtos e serviços associados.
No caso das casas de apostas esportivas mencionadas no tópico anterior, essa parceria aumenta a confiabilidade do site (já que um endereço fraudulento não poderia apoiar um grande clube) e o apresenta aos interessados pela atividade. No fim, a união é mutuamente vantajosa.
Qual é a influência dos patrocinadores em um time de futebol?
Um ponto de influência que pode ser mencionado é a divulgação mútua entre marcas e clubes. Já falamos sobre a presença do nome das empresas em uniformes, mas o inverso também acontece: uma companhia de telefonia móvel, por exemplo, pode promover competições em seus serviços.
É interessante dizer que as performances dos atletas têm influência direta e indireta em contratos e patrocínios. Um clube que está numa “maré de azar”, por exemplo, terá menos chances de receber ofertas de marcas. Existem outros fatores a serem considerados, é claro, mas isso é o mais comum.
Tudo isso tem um efeito borboleta que leva às escalações, transferências e vendas de atletas entre diferentes clubes. É discutível o quanto esses elementos influenciam (ou não) nas decisões técnicas de treinadores e gestores dos times, mas é impossível ignorar o seu impacto.
No fim das contas, o patrocínio de clubes de futebol é uma parte tão importante do sucesso quanto o treinamento. É a partir desses incentivos financeiros que os atletas são capazes de entregar o melhor no campo. Com isso, ganham as empresas que patrocinam, os atletas e os torcedores.
O Paulista Futebol Clube anunciou nesta quarta-feira (21) a contratação do lateral-esquerdo Biro-Biro, de 32 anos, como reforço para a Copa Paulista 2025. O atleta, que disputou a Série A3 do Campeonato Paulista nesta temporada, chega para fortalecer a defesa da equipe jundiaiense. Natural de Goiânia (GO), Biro-Biro expressou entusiasmo com a oportunidade: “Não tive dúvidas em vir pra cá…
O Galo já começou a se reforçar para a disputa da Copa Paulista 2025. O primeiro nome anunciado é o atacante Gustavo Índio, de 28 anos, que se destacou na recente campanha do Nacional na Série A4 do Campeonato Paulista. Curiosamente, o novo reforço balançou as redes justamente contra o Galo nas semifinais da competição. Formado nas categorias de base…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade