Dia do Ciclista: de geração em geração, o amor pela bike só aumenta
Conecte-se conosco

Esportes

Dia do Ciclista: de geração em geração, o amor pela bike só aumenta

Israel Bernardi e Maicuts contam a importância do esporte em suas vidas e a diferença de antigamente para os tempos modernos

Publicado

em

Atualizado há

Israel Bernardi e Michael Henrique, ou Maicuts (Foto: Prefeitura de Jundiaí/Arquivo Pessoal)

Ambos são ciclistas, têm verdadeira paixão pela bicicleta e estão focados em elevar o esporte e garantir que o legado do ciclismo continue por muitos anos. De diferente, apenas, as gerações a que eles pertencem: um está prestes a completar 80 anos (62 deles dedicados exclusivamente à modalidade) e o outro tem 31 anos, começou a pedalar competitivamente há pouco tempo, mas já é destaque nas duas rodas. No Dia do Ciclista, o Tribuna de Jundiaí conta mais essa história para você!

Michael Henrique, o Maicuts, é ciclista de Itupeva e está há quatro anos disputando provas de Mountain Bike e Speed. Desde que trocou o skate pela bike, já acumula aproximadamente 50 conquistas.

“A mudança para o ciclismo foi por indicações de amigos que estavam andando e gostei demais do esporte. Ainda ando de skate, mas só por lazer mesmo, para não perder o costume”, disse.

Ele representou Itupeva nos Jogos Regionais de 2019, que para ele foi uma grande experiência. “Representar a sua cidade é uma experiência muito legal, principalmente por estar andando com os atletas de alto nível. Isso me inspirou mais ainda na prática do ciclismo, além de ajudar a elevar o nome de Itupeva. Uma emoção muito forte que vou levar sempre comigo”, comentou Michael.

(Foto: arquivo pessoal)

Bicicletas pesadas e dores

O início em qualquer esporte nem sempre é fácil, os tempos mudam e cada atleta constrói a própria história. Com o jundiaiense Israel Bernardi, as vitórias e conquistas sempre fizeram parte da carreira, iniciada em 1959 – quando ele tinha 17 anos. Ele é o atleta com o maior número de conquistas da história de Jundiaí: são mais de 800 prêmios e homenagens recebidas!

“Sempre tive muito apoio da família. Apesar de ter batalhado muito, o ciclismo me deu muitas oportunidades e é minha profissão, nunca faltou nada em casa, embora algumas situações fossem inevitáveis”, afirmou.

Naquele tempo, os equipamentos utilizados eram muito diferentes e isso trazia transtornos aos ciclistas. “As bicicletas antigas eram pesadas, davam dores no corpo. Fora os locais despreparados que andávamos ou competíamos. Em algumas vezes, tínhamos problemas com os guardas, por estarmos andando em local não seguro, mas logo isso foi passando”, lembrou. “Hoje em dia elas têm uma aerodinâmica muito maior, são ajustáveis às características físicas, além de a cidade contar com mais ciclovias e parques para a prática”.

Com o Bolão ao fundo, Israel Bernardi se junta à equipe de ciclismo de Jundiaí (Foto: Arquivo/PMJ)

Para Maicuts, o início de carreira foi bem diferente “Tive dificuldade no início com os treinamentos, para me adaptar aos equipamentos e também controlar meu peso de forma que isso me ajudasse no rendimento e nas competições. Com a ajuda de profissionais e a dedicação, consegui vencer essas batalhas”, disse o atleta.

Humilde, Israel afirmou que sempre foi uma pessoa de sorte. “Nunca sofri acidente algum, também. Fui muito sortudo por todas as diferentes gestões da Prefeitura sempre me apoiarem. Guardo um carinho muito grande pelo município, por isso levei muitos prêmios espalhados em instituições da cidade, inclusive na Duratex, onde também trabalhei”, disse.

Ele fez questão de agradecer, também, todo o apoio que a gestão de Esportes do município sempre deu à modalidade – seja na escolinha para iniciação de atletas como também nas equipes de competição.

Israel Bernardi e alguns dos muitos prêmios conquistados (Foto: PMJ)

Planos

Daqui para frente, Maicuts almeja alavancar a carreira no esporte e na fotografia, sua primeira profissão. “Estou criando um site para fazer imagens dos atletas e também dos amantes de ciclismo. Também quero participar de mais campeonatos e aproveitei a pandemia para reforçar os treinamentos já pensando nos futuros campeonatos.”

Já Israel, desde 2010 está na coordenação da equipe de ciclismo de Jundiaí e mesmo já com tantos títulos e conquistas, não pensa em parar. “Sou completamente saudável e a bicicleta significa tudo para mim. Não pretendo parar por enquanto já que, graças a ela, conquistei muitas coisas”.

A bicicleta pode ser apenas mais um hobby para alguns, mas para Maicuts ela tem um significado gigante. “É algo fantástico, porque mudou completamente a minha vida! Não me vejo mais sem a possibilidade de pedalar, de curtir a natureza enquanto ouço uma música, acordar cedo para fazer meus treinos” disse.

Além disso, o esporte combina com a personalidade do atleta, que vê o momento de treino com felicidade. “É um estilo de vida que se encaixou perfeitamente na minha filosofia e recomendo para todos que desejam quebrar a rotina do dia a dia, amenizar o estresse e buscar uma qualidade de vida melhor”.

Esportes

Jundiaiense Murillo da Silva Cruz brilha e é campeão sul-americano de jiu-jitsu

Carinhosamente conhecido como “Caramelo”, atleta de apenas 16 anos compete na categoria juvenil

Publicado

em

Com 16 anos de idade e há apenas um ano e meio no esporte, jovem vem se destacando no cenário nacional. Foto: Rebeca Schumacker

No último sábado, dia 4, o atleta jundiaiense Murillo da Silva Cruz, carinhosamente conhecido como "Caramelo", alcançou uma vitória de peso no cenário do jiu-jitsu ao se consagrar Campeão Sul-Americano na categoria Juvenil, faixa branca, peso pluma. Com 16 anos de idade e apenas há um ano e meio no esporte, Caramelo demonstrou um desempenho impressionante que o levou ao…

Continuar lendo

Esportes

Já estão à venda os ingressos para a estreia do Galo em casa contra o Colorado Caieiras

A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra está marcada para as 15h; ingressos podem ser comprados pelo site oficial do clube

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Paulista Futebol Clube

O Paulista de Jundiaí faz seu primeiro jogo em casa no Paulistão Segunda Divisão Sicredi 2024 neste sábado (4) contra o Colorado Caieiras. A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra, válida pela terceira rodada da competição, está marcada para as 15h e os ingressos já estão disponíveis. Quem prefere uma opção mais fácil e rápida, pode garantir seu ingresso online,…

Continuar lendo

Esportes

Filho de Jundiaí, Nenê celebra o marco de 1000 jogos na carreira

Publicado

em

Por

Em uma carreira profissional que é a própria definição de longevidade e sucesso, Nenê, o estimado filho de Jundiaí, atingiu o impressionante marco de 1000 jogos. Esta conquista notável veio durante a decisão do Campeonato Gaúcho, em uma partida emocionante contra o Grêmio, representando o Juventude. Este momento é um testemunho não apenas do talento excepcional de Nenê, mas também…

Continuar lendo

Esportes

Ocelots Futebol Americano enfrenta Guarani Indians neste domingo em Jundiaí

Disputa será crucial para equipe jundiaiense garantir uma vaga direta nos playoffs

Publicado

em

Por

Foto: Grasiela Gonzaga

No próximo domingo, dia 21 de abril, às 15h, o Ocelots Futebol Americano enfrenta a equipe do Guarani Indians em um confronto de extrema importância pela quarta rodada da fase de grupos da SPFL Série Diamante. O jogo acontecerá na Arena Jaguatirica, em Jundiaí. Após uma derrota contra o Guarulhos Rhynos FA, o Ocelots não pode mais se dar ao…

Continuar lendo

Esportes

Como o esporte facilita a cooperação intergrupal no Brasil

Publicado

em

Por

Foto: Imagem gerada por IA

O Brasil é sinônimo de uma rica herança esportiva que pulsa no coração de sua sociedade, colorindo a consciência nacional com tons de entusiasmo, paixão e unidade. A cultura do esporte no Brasil não se limita ao mero entretenimento ou à proeza física, mas se estende como um tecido social que une comunidades e nutre um senso de identidade comum.…

Continuar lendo
Publicidade