Futebol feminino em Jundiaí: elas mostram que mulher pode sim jogar futebol
Connect with us

Esportes

Futebol feminino em Jundiaí: elas mostram que mulher pode sim jogar futebol

“Lugar de mulher é onde a gente se sentir bem”, diz a idealizadora do primeiro Festival de Futebol Feminino de Jundiaí

Published

on

Atualizado há

Futebol feminino em Jundiaí - elas mostram que mulher pode sim jogar futebol
As jogadoras do time amador de Jundiaí 'Jogamigas Futebol Clube'

Recentemente, a Copa do Mundo de Futebol Feminino foi transmitida pela primeira vez em um canal de televisão aberto. Um marco para as mulheres que jogam futebol, a temporada do Brasil transmitiu representatividade e finalizou com chave de ouro com o discurso da Marta, após a eliminação do Brasil pela França. “Não vai ter uma Formiga, uma Marta, uma Cristiane para sempre. O futebol feminino depende de vocês para sobreviver”, disse a craque na ocasião.

Nesta quinta-feira (18) é comemorado o Dia Mundial do Futebol, o esporte mais famoso da atualidade. Por muito tempo, no entanto, a modalidade era exclusiva apenas para homens aqui no Brasil: por lei, as mulheres foram proibidas de jogar futebol no país por 40 anos, só podendo voltar a jogar futebol em 1983. Por conta disso, por muito tempo o esporte foi visto como ‘coisa de homem’.

No entanto, mulheres que jogam futebol mostram que elas podem sim jogar futebol. E muito bem. Rayra Okumura, jundiaiense, é a idealizadora de um time de futebol amador na cidade e a responsável pelo primeiro Festival de Futebol Feminino de Jundiaí, que vai acontecer em agosto. Para ela, a Copa do Mundo de Futebol Feminino trouxe ainda mais representatividade para as mulheres que praticam o esporte.

“Lugar de mulher é onde a gente se sentir bem, é onde a gente faz o que a gente gosta, independente do que os outros pensam e falam”, diz a jornalista, de 21 anos.

O evento será no dia 4 de agosto e, no momento, já são 11 times amadores femininos confirmados, o que para Rayra mostra que a modalidade é grande na cidade e há muitas mulheres interessadas. “Muita gente acha que em Jundiaí não tem time feminino e isso não é verdade. Vamos fazer um evento para difundir a modalidade e mostrar nossa força”, afirma.

O evento será na Arena Sport Center, das 9h às 18h, na Avenida Antonio Frederico Ozanan, 4444, com entrada gratuita. Além dos jogos o dia todo, vai ter venda de comida e bebida e vários sorteios de prêmios.

Treinos amadores

Rayra é, também, idealizadora do time de futebol Jogamigas, criado em abril de 2018 após a jundiaiense finalizar TCC na faculdade de jornalismo com o tema “O país do futebol visto por outro olhar: como as mulheres são inseridas no universo futebolístico”. Após o trabalho, ela notou que, apesar de haver grande interesse das mulheres no esporte, ainda falta divulgação de times femininos na cidade.

“Tudo começou através do meu TCC, em que eu procurava times e não encontrava e descobri que falta divulgação. Foi somente depois do projeto que eu descobri que existem outros times amadores na cidade também e que não chegaram ao meu conhecimento”, diz.

Quando ela criou o time eram apenas 9 mulheres interessadas, mas hoje o grupo no WhatsApp do Jogamigas tem 216 mulheres. “Sinto que há agora também uma maior divulgação de vários outros grupos e times de futebol amadores na cidade”, aponta Rayra, afirmando que a modalidade cresceu muito em Jundiaí.

Após o crescimento do time, a idealizadora Rayra usa o Instagram @jogamigas_fc e um grupo no WhatsApp para anunciar as partidas. Para fazer parte dessa equipe basta preencher um formulário com seus dados, posição preferida e outras informações e aguardar a confirmação de uma das organizadoras. Os jogos são todas às terças, das 19h30 às 20h50, no Romão de Souza.

Mas o Instagram não é apenas para anunciar as partidas do Jogamigas: por lá, Rayra publica encontros semanais de outros grupos de mulheres ao redor de Jundiaí, em outros dias da semana e em outros espaços esportivos.

Para ela, fica o sonho de ver o futebol feminino ainda mais forte, especialmente entre a nova geração. “É um longo caminho, mas já estamos dando os primeiros passos para mudanças e maior visibilidade”, afirma a jundiaiense que, com muita força de vontade e amor pelo futebol, segue a dica da craque Marta para a fortificação da modalide, nem que seja regionalmente.

Esportes

Piloto de Várzea Paulista é bicampeão no Campeonato Paulista de Motocross

Nelson Moraes, o “Cavuco”, conquistou o título de bicampeão na categoria MX4.

Published

on

Nelson conquista dois títulos em Campeonato Estadual de Motocross.
Piloto varzino brilha no Campeonato Paulista de Motocross (Foto: Prefeitura de Várzea Paulista)

O piloto Nelson Moraes, conhecido popularmente como “Cavuco”, representou Várzea Paulista (SP) no Campeonato Paulista de Motocross 2024, conquistando o título de bicampeão na categoria MX4 e vice-campeão na categoria MX3.  Ao longo das setes etapas da competição, realizadas em várias cidades do Estado de São Paulo, ele se destacou nas categorias MX3 e MX4. A etapa decisiva ocorreu no…

Continue Reading

Esportes

Jovem de Jundiaí conquista 3º lugar em campeonato estadual de patinação

Gabriel Domingos, de 12 anos, faz parte do projeto ‘Patinando Jundiaí’ e está empenhado em conquistar outros títulos.

Published

on

Gabriel do patinando Jundiaí.
Gabriel conquistou 3º lugar no Campeonato Freestyle Battle SP 2024 (Foto: Arquivo pessoal)

Gabriel Domingos, de 12 anos, conquistou o terceiro lugar no Campeonato Freestyle Battle SP 2024 nas modalidades Battle Slalom - Slides - Free Jump. Ele faz parte do projeto Patinando Jundiaí, que ensina pessoas de todas as idades a patinar.  Para Pamela Debiasio, uma das fundadoras do projeto, Gabriel se apaixonou pelo esporte e ingressou no grupo em 2022, quando…

Continue Reading

Esportes

Jundiaiense de apenas 6 anos conquista título de campeão paulista de BMX

Lucca Bernardes foi campeão na categoria novatos 5/6 anos no Campeonato Paulista de BMX.

Published

on

Lucca na pista de BMX.
Lucca, de 6 anos, se manteve como primeiro em todas as etapas da competição (Foto: Reprodução/ AP BMX | Arquivo Pessoal)

No último domingo (24), em Jarinu (SP), ocorreu a Final do Campeonato Paulista de BMX e o pequeno Lucca Bernardes foi campeão na categoria novatos 5/6 anos. Ele ficou em primeiro lugar nas oitos etapas, garantindo o título. “Lucca já sabia que seria campeão paulista antes da última etapa, pois pela pontuação que ele tem das outras corridas do campeonato…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content