
A maratona olímpica é um evento lendário e faz parte do programa desde os primeiros Jogos da era moderna, em 1896, em Atenas. Houve tantas façanhas e histórias incríveis ao longo do século passado com este evento chave dos Jogos, com uma corrida tão desafiadora e exigente, que ninguém jamais ganhou mais de duas medalhas nela.
Programada para 10 de agosto de 2024 para a prova masculina e no dia seguinte para a prova feminina, a maratona dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 homenageia este evento lendário e seguirá um percurso único com referências à rica história da França e de Paris.
Durante muitos anos, a maratona masculina foi realizada no final dos Jogos, no último dia da competição, como evento culminante para encerrar a quinzena olímpica. Para mostrar o desempenho das atletas femininas, desta vez o Comitê Organizador Olímpico inverteu a ordem. A maratona feminina encerrará uma quinzena de emoções intensas no dia 11 de agosto de 2024, último dia da competição, poucas horas antes da cerimónia de encerramento, com a maratona masculina a decorrer no dia anterior.
“Realizar a maratona feminina depois da masculina, encerrando os Jogos, é extremamente simbólico. Principalmente com a maratona, porque as mulheres lutaram durante muito tempo para poder participar, para que as autoridades e a opinião pública aceitassem que podiam participar em corridas como esta. A história dos primeiros Jogos Olímpicos modernos, em 1896, em Atenas, também foi marcada por isso. Uma mulher tentou participar da maratona. Ela foi rejeitada e impedida de se inscrever. E isto continuou ao longo do século XX: um grande número de mulheres lutou pelo direito de correr, e durante muito tempo acreditou-se que o seu físico significava que não podiam correr corridas como a maratona. Portanto, Paris 2024 apresentar a maratona feminina desta forma é realmente muito importante”, esclarece a historiadora francesa Florencia Carpentier.
Um percurso espetacular
Em 2024, as maratonas olímpicas masculina e feminina seguirão um percurso digno deste evento. Ligará o Hôtel de Ville de Paris a Versalhes, seguindo um circuito repleto de história. A rota passará por nove distritos da região de Île-de-France tendo como pano de fundo alguns dos monumentos e pontos turísticos mais conhecidos de Paris os parques e florestas icônicos da região de Paris e o majestoso Palácio de Versalhes: Paris Boulogne- Billancourt, Sèvres, Ville d’Avray, Versalhes, Viroflay, Chaville, Meudon e Issy-les-Moulineaux.
Este percurso pela Île-de-France dará à maratona um perfil original e criará condições exigentes para os atletas, porque a região de Paris não é tão plana como pode parecer. Embora uma maratona seja sempre um desafio para o corpo, isso será particularmente verdadeiro para o evento de Paris 2024, com um percurso que incluirá uma subida de 436m e uma descida de 438m. A inclinação máxima do percurso será de 13,5%.
A estreia da participação popular
Pela primeira vez na história, o público pode correr o mesmo percurso da maratona olímpica no mesmo dia que os atletas olímpicos. O evento de participação em massa proporcionará aos corredores amadores uma experiência única na vida, de acordo com o lema de Paris 2024, “Games Wide Open” (Jogos Bem Abertos, em tradução livre).
Nessa esteira, três ilustres corredores de Jundiaí prometem exibir o condicionamento físico que cultivaram por meses para participar da corrida: a economista Carolina Rosa, a advogada Monica Pupo e o gerente financeiro Leonardo Angelotti.
Detalhes principais
- 21h, início do dia 10 de agosto
- Circuito de 42 km que liga Paris a Versalhes
- Começando no Hôtel de Ville em Paris às 21h, horário local
- Termina em Les Invalides
- Percurso inclui nove cidades: Paris, Boulogne-Billancourt, Sèvres, Ville d’Avray, Versalhes, Viroflay, Chaville, Meudon e Issy-les-Moulineaux
- 20.024 participantes
Segundo formato acessível e aberto a todos: 10km
Um formato mais curto, aberto a todos, mas mais acessível que o formato de 42km, estará disponível com uma corrida de 10km, também disputada à noite. O percurso de 10 km percorrerá vários lugares e monumentos emblemáticos do coração de Paris, com uma série de eventos e atividades especiais organizadas para permitir a todos desfrutar de um momento intenso e inesquecível na noite parisiense.
Aberta a qualquer pessoa com mais de 16 anos, esta corrida será acessível a todos os perfis, independentemente da idade ou deficiência, para uma corrida mágica no coração de Paris.
Detalhes principais
- Começa na Prefeitura de Paris às 23h30, horário local
- Termina em Les Invalides
- Tudo no centro de Paris