Piloto de Itupeva termina campeonato de balonismo entre os 10 melhores do mundo
Conecte-se conosco

Esportes

Piloto de Itupeva termina campeonato de balonismo entre os 10 melhores do mundo

Fábio Pascoalino Passos, de 23 anos, conquistou o sétimo lugar no Mundial Junior que aconteceu na Polônia

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Divulgação

O brasileiro Fábio Pascoalino Passos, de 23 anos, conquistou um grande resultado para o Brasil no balonismo internacional. No último sábado (26), ele encerrou sua participação na 6ª edição do Mundial Júnior de Balonismo entre os 10 melhores do mundo. A competição para pilotos de até 27 anos aconteceu na cidade de Grudziadz, na Polônia.

O piloto de Itupeva foi o sétimo colocado entre os 45 competidores na disputa, que teve o total de nove voos e 40 tarefas durante cinco dias de competição. Competindo em casa, o polonês Jakub Dziedziak foi o campeão.

Líder do ranking brasileiro de balonismo e atual bicampeão Brasileiro e da Copa do Brasil, Fábio disputou o Mundial Júnior pela segunda vez. Na primeira, em 2021, também na Polônia, ele foi o quarto colocado.

“O nível da competição estava muito alto, pois os melhores pilotos mais jovens do mundo estavam lá. Além disso, até hoje, foi o Mundial Júnior com o maior número de tarefas”, comentou Fábio.

“Estar entre os 10 melhores do mundo é um grande resultado. Porém, cometi pequenos erros e sei que perdi uma grande chance de ser campeão. Mas, com certeza, serviu de aprendizado para os próximos campeonatos e continuarei me dedicando para isso”, observou.

Já classificado para a 25ª edição do Mundial de Balonismo, que será realizada em 2024 na Hungria (para pilotos de todas as idades), Fábio volta suas atenções agora para o Pré Mundial, entre os dias 7 e 14 de setembro, onde iniciará os preparativos junto com a disputa da Central European Cup 2023, na cidade húngara de Szeged.

Na edição de 2022 do Mundial, que aconteceu na Eslovênia, Fábio conseguiu outro feito importante para o esporte no Brasil e foi o sétimo colocado entre 103 competidores, sendo o mais jovem deles. O bom resultado do piloto abriu mais uma vaga para o Brasil na competição mundial e o país pode levar agora três representantes para a disputa.

Foto: Divulgação

“Já iniciei os preparativos. Estou estudando os ventos, as provas do diretor técnico, que possui um outro estilo de tarefas, e chegarei uns dias antes para os voos treino”, contou.

“Minha expectativa são as melhores. Apesar de nem todos os pilotos estarem presentes, três campeões mundiais participarão deste campeonato e, tenho certeza, que será uma competição difícil e uma boa preparação para 2024. Sem dúvida nenhuma, conhecer com antecedência a região e o estilo do diretor técnico fará muita diferença para o Mundial do ano que vem”, finalizou.

Com o balonismo em seu DNA, Fábio é filho de Fábio Passos, pentacampeão brasileiro e um dos nomes mais importantes do esporte no país, e de Katherine Pascoalino Passos, que sempre esteve envolvida no esporte, fazendo resgate e medindo os ventos no solo. Além disso, o pai de Katherine e avô de Fábio, Wagner Pascoalino, também é piloto de balão e voou com o neto quando ele tinha 17 e 18 anos e ainda não possuía brevê para participar sozinho das competições.

Fábio também faz parte da equipe RVB Team desde 2018, mesmo time de seu pai nas competições.

Esportes

Já estão à venda os ingressos para a estreia do Galo em casa contra o Colorado Caieiras

A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra está marcada para as 15h; ingressos podem ser comprados pelo site oficial do clube

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Paulista Futebol Clube

O Paulista de Jundiaí faz seu primeiro jogo em casa no Paulistão Segunda Divisão Sicredi 2024 neste sábado (4) contra o Colorado Caieiras. A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra, válida pela terceira rodada da competição, está marcada para as 15h e os ingressos já estão disponíveis. Quem prefere uma opção mais fácil e rápida, pode garantir seu ingresso online,…

Continuar lendo

Esportes

Filho de Jundiaí, Nenê celebra o marco de 1000 jogos na carreira

Publicado

em

Por

Em uma carreira profissional que é a própria definição de longevidade e sucesso, Nenê, o estimado filho de Jundiaí, atingiu o impressionante marco de 1000 jogos. Esta conquista notável veio durante a decisão do Campeonato Gaúcho, em uma partida emocionante contra o Grêmio, representando o Juventude. Este momento é um testemunho não apenas do talento excepcional de Nenê, mas também…

Continuar lendo

Esportes

Ocelots Futebol Americano enfrenta Guarani Indians neste domingo em Jundiaí

Disputa será crucial para equipe jundiaiense garantir uma vaga direta nos playoffs

Publicado

em

Por

Foto: Grasiela Gonzaga

No próximo domingo, dia 21 de abril, às 15h, o Ocelots Futebol Americano enfrenta a equipe do Guarani Indians em um confronto de extrema importância pela quarta rodada da fase de grupos da SPFL Série Diamante. O jogo acontecerá na Arena Jaguatirica, em Jundiaí. Após uma derrota contra o Guarulhos Rhynos FA, o Ocelots não pode mais se dar ao…

Continuar lendo

Esportes

Como o esporte facilita a cooperação intergrupal no Brasil

Publicado

em

Por

Foto: Imagem gerada por IA

O Brasil é sinônimo de uma rica herança esportiva que pulsa no coração de sua sociedade, colorindo a consciência nacional com tons de entusiasmo, paixão e unidade. A cultura do esporte no Brasil não se limita ao mero entretenimento ou à proeza física, mas se estende como um tecido social que une comunidades e nutre um senso de identidade comum.…

Continuar lendo

Esportes

Uma breve história dos torneios de esportes cibernéticos

Publicado

em

Por

Foto: Imagem gerada por IA

Os torneios de esportes cibernéticos, hoje um espetáculo global, tiveram um início humilde. No final dos anos 90 e início dos anos 2000, o crescimento dos jogos competitivos era predominantemente localizado, com pequenos grupos de entusiastas organizando festas em LAN locais e torneios amadores. A onipresença da Internet, no entanto, impulsionou os esportes cibernéticos para um cenário global. Como a…

Continuar lendo
Publicidade