Queniano supera limite humano e completa maratona em menos de 2 horas
Conecte-se conosco

Esportes

Queniano supera limite humano e completa maratona em menos de 2 horas

Campeão olímpico e mundial, Eliud Kipchoge corre 42,2 km em 1h59min40s2 e conquista feito histórico

Publicado

em

Atualizado há

Eliud Kipchog ao realizar feito histórico (Foto: Reuters)

Um marco para a história do esporte. Na manhã deste sábado em Viena, Eliud Kipchoge superou o limite humano e se tornou o primeiro homem a completar uma maratona em menos de duas horas. Num evento de um patrocinador, em Viena, evento organizado para a tentativa da quebra da marca, o queniano de 34 anos conseguiu 1h59min40s2 e alcançou o feito inimaginável, tarefa esta reservada mesmo para o já mitológico fundista africano.

“Corro para provar que não existe limite para a raça humana. Estou muito feliz em ter entrado para a história. Espero que, depois de hoje, mais pessoas consigam completar uma maratona em menos de 2h”, comentou Eliud Kipchoge, que não teve o tempo homologado como a nova melhor marca mundial por ter sido em uma prova não-oficial.

E, como não poderia ser diferente, a conquista foi emocionante. Uma equipe de 41 corredores (revezando-se em times) apoiou Kipchoge, que ficara apenas 26 segundos distante da marca em Monza, na Itália, em maio de 2017, em outro evento de patrocinador, na primeira tentativa organizada para tentar quebrar a barreira das duas horas.

Durante todo o trajeto em Viena o queniano era incentivado pelo público, que foi ao delírio no quilômetro final. A poucos metros da chegada, o último grupo de apoio reduziu o ritmo para que Eliud Kipchoge seguisse destacado e concluísse o percurso para ovação dos presentes.

Há dois anos, um projeto denominado “Breaking2” surgiu com o objetivo quebrar a barreira das duas horas em uma maratona. Percorrer 42,195 km em menos de 120 minutos é um grande desafio para o corpo humano e para a história, pois seria preciso uma velocidade média de pelo menos 21,27 km/h. Na ocasião, Eliud Kipchoge ficou a somente 25 segundos de atingir o feito.

Campeão olímpico em 2016, no Rio, e dono do melhor tempo – oficial – da maratona na história (2h01m39s obtidos em 2018 em Berlim), o queniano é imbatível na maratona, vencendo também, entre outras, em Londres, Chicago e Roterdã. Este ano, Kipchoge tem como melhor marca homologada um 2h02m37s, em abril, em Londres. Ele é o atual número 1 do ranking da IAAF, com 1466 pontos.

Com informações do Globo Esporte.

Esportes

Já estão à venda os ingressos para a estreia do Galo em casa contra o Colorado Caieiras

A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra está marcada para as 15h; ingressos podem ser comprados pelo site oficial do clube

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Paulista Futebol Clube

O Paulista de Jundiaí faz seu primeiro jogo em casa no Paulistão Segunda Divisão Sicredi 2024 neste sábado (4) contra o Colorado Caieiras. A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra, válida pela terceira rodada da competição, está marcada para as 15h e os ingressos já estão disponíveis. Quem prefere uma opção mais fácil e rápida, pode garantir seu ingresso online,…

Continuar lendo

Esportes

Filho de Jundiaí, Nenê celebra o marco de 1000 jogos na carreira

Publicado

em

Por

Em uma carreira profissional que é a própria definição de longevidade e sucesso, Nenê, o estimado filho de Jundiaí, atingiu o impressionante marco de 1000 jogos. Esta conquista notável veio durante a decisão do Campeonato Gaúcho, em uma partida emocionante contra o Grêmio, representando o Juventude. Este momento é um testemunho não apenas do talento excepcional de Nenê, mas também…

Continuar lendo

Esportes

Ocelots Futebol Americano enfrenta Guarani Indians neste domingo em Jundiaí

Disputa será crucial para equipe jundiaiense garantir uma vaga direta nos playoffs

Publicado

em

Por

Foto: Grasiela Gonzaga

No próximo domingo, dia 21 de abril, às 15h, o Ocelots Futebol Americano enfrenta a equipe do Guarani Indians em um confronto de extrema importância pela quarta rodada da fase de grupos da SPFL Série Diamante. O jogo acontecerá na Arena Jaguatirica, em Jundiaí. Após uma derrota contra o Guarulhos Rhynos FA, o Ocelots não pode mais se dar ao…

Continuar lendo

Esportes

Como o esporte facilita a cooperação intergrupal no Brasil

Publicado

em

Por

Foto: Imagem gerada por IA

O Brasil é sinônimo de uma rica herança esportiva que pulsa no coração de sua sociedade, colorindo a consciência nacional com tons de entusiasmo, paixão e unidade. A cultura do esporte no Brasil não se limita ao mero entretenimento ou à proeza física, mas se estende como um tecido social que une comunidades e nutre um senso de identidade comum.…

Continuar lendo

Esportes

Uma breve história dos torneios de esportes cibernéticos

Publicado

em

Por

Foto: Imagem gerada por IA

Os torneios de esportes cibernéticos, hoje um espetáculo global, tiveram um início humilde. No final dos anos 90 e início dos anos 2000, o crescimento dos jogos competitivos era predominantemente localizado, com pequenos grupos de entusiastas organizando festas em LAN locais e torneios amadores. A onipresença da Internet, no entanto, impulsionou os esportes cibernéticos para um cenário global. Como a…

Continuar lendo
Publicidade