
O alho é um tempero muito comum e conhecido na culinária brasileira, claro que já caiu no gosto há anos. Porém, além de usado na preparação de comidas, ele também tem papel em alguns medicamentos caseiros.
O alho é um é uma planta formada por um bulbo, que é o que dá o formato oval ou arredondado, com diversos bulbilhos ou dentes do alho. Além disso, os alhos têm papel importante e muito benefícios para nossa saúde no combate de infecções por fungos e pressão alta, por exemplo.
A planta é rica em sulfurados, principalmente a alicina, que é a responsável pelo cheiro caraterístico do alho, além de ser o motivo pelas suas propriedades funcionais.
Benefícios do Alho
Evitar doenças respiratórias
O alho consegue ajudar no estimulo das funções respiratórias, por ter propriedades expectorantes e antissépticas, o que deixa nossa respiração mais fácil. Por isso, especialistas o indicam para o tratamento de gripe, resfriados, ronco, asma, tosse e outros problemas.

Manter o cérebro saudável
Por ter uma ação antioxidante e anti-inflamatória, causada pela alicina e pelo enxofre, o consumo frequente do alho ajuda a proteger as células do cérebro e diminuir os danos causados pelos radicais livres, responsáveis pelo surgimento do Alzheimer e a demência, por exemplo.
[tdj-leia-tambem]
Doenças inflamatórias
Devido a sua função anti-inflamatória, o alho pode diminuir a resposta do organismos em relação a doenças que causam inflamação crônica. Dessa forma, é possível usar o alho para diminuir a dor e regular a resposta no sistema imune em algumas doenças inflamatórias.

Combate fungos, vírus e bactérias
A alicina, presente em grande parte do alho, tem uma ação antimicrobiana, o que inibe o desenvolvimento e proliferação de fungos, bactérias e vírus. Portanto, ajuda também a eliminar toxinas e bactérias patológicas que atingem a flora intestinal, sendo muito eficaz no combate e tratamento de vermes.