(Foto: pixonaut/Canva)
(Foto: pixonaut/Canva)

O buxinho é uma das plantas arbustivas preferidas dos amantes de jardins e cercas vivas. O arbusto decorativo, porém, tem um crescimento muito lento. Normalmente, ele demora em torno de cinco anos para chegar a 1,80m de altura.

No entanto, seu crescimento lento também garante que ele sobreviva por no mínimo 15 anos. Ou seja, servem de cerca ou decoração por muito tempo se bem cuidados. E o melhor, você pode moldá-lo do jeito que preferir, basta manter as podas em dia.

Pensando nisso, separamos as melhores dicas para você aprender a cuidar do seu buxinho e mantê-lo sempre lindo e saudável.

Dicas para cuidar do seu buxinho

O Buxinho é uma planta muito versátil, porém, como qualquer outra planta necessita de uma rotina de cuidados para que cresça e permaneça saudável, confira:

1º – Como regar?

Rega de plantas
(Foto: patanasak/ Canva)

A rega é um dos principais cuidados que o buxinho necessita, pois ele gosta de muita água. A irrigação deve ser dosada e diária, porém cuidado para não enxarcar e afogar a planta ou apodrecer as raízes.

2º – Devo podar?

(Foto: Canva/Ralf Geithe)

Você pode podá-lo tranquilamente, é até melhor para mantê-lo mais bonito e organizado. Os galhos do buxinho são bem flexíveis, o que facilita a poda.

3º – Como eliminar pragas?

(Foto: Welcomia/ Canva)

Até o buxinho está propenso ao ataque das pragas de plantas como cochonilhas, ácaros e até mesmo os mosquitos. O mais indicado é que não use inseticidas artificiais, pois são tóxicos para a planta também. Tente optar por inseticidas caseiros ou pulverização.

4º – Ele gosta de Luz solar?

(Foto: Canva/taidundua)

O buxinho precisa de bastante luz solar. Por conta de sua pigmentação escura nas folhas ele se desenvolve melhor onde há contato direto com a luz solar.

5º – Nutrientes

(Foto: Canva/Galeanu Mihai)

Com muitas folhas vem muita necessidade de muitos nutrientes. Ou seja, para que o buxinho tenha folhas bonitas e saudáveis é preciso uma grande quantidade de nitrogênio e fertilizantes no solo. 

E por fim, seguindo essas dicas, o seu buxinho com certeza vai crescer lindo e saudável, e deixar o seu jardim com uma bela cerca viva.

[tdj-leia-tambem]