
A hortênsia é um arbusto que produz lindas flores em formato de buquê. Dentre todas as cores que ela floresce, geralmente a azul é a mais famosa e marcante. Essa planta rústica de fácil cultivo deixa qualquer jardim mais charmoso, e por isso é uma ótima opção para quem quer começar a cultiva-la.
Muito utilizada como planta ornamental, a hortênsia significa pureza e dignidade. Suas cores variam de acordo com o ph do solo em que as cultivam. Podem ser vermelhas, brancas, lilás, rosas ou azuis.
Confira o passo a passo de como plantar hortênsias e dicas de como cuidar para que cresçam e permaneçam saudáveis.
Como plantar hortênsia?
1º passo – Escolha do solo

Você pode cultivar hortênsias em vasos ou canteiros. No entanto, é importante que o solo seja bem drenado, fértil, e com altos níveis de matéria orgânica.
2 º passo – Clima
Essa planta não se desenvolve bem em climas quentes e secos, o mais indicado é que fique em uma meia sombra em temperatura amena. Porém elas resistem ao clima tropical do Brasil desde que bem irrigadas.
3º passo – Mudas
O ideal para iniciar o cultivo das hortênsias, é com mudas já prontas. Geralmente você as encontra em floriculturas ou lojas de jardinagem. Além disso, as mudas já formadas facilitam o plantio.
Cuidados
Após o plantio, você deve manter alguns cuidados para que sua hortênsia se desenvolva bem e cresça saudável.

Rega
A rega deve ser feita com boa frequência, de preferência com auxilio de uma regador ou irrigador. Com muito cuidado para não encharcar o solo, apenas umedece-lo.
Luminosidade
Como dissemos acima, a hortênsia é uma flor que gosta do clima mais ameno. Você pode coloca-la em um ambiente que tome sol durante a manhã e fique sombra a tarde.
Poda
As podas devem ser feitas apenas quando necessário. Plantas jovens não precisam ser podadas, somente depois de adultas. Atenção, também, para não danificar a planta e prejudicar o crescimento e formação.

Agora é só seguir esse passo a passo super simples e encher o seu quintal dessa linda flor e arrasar!
[tdj-leia-tambem]