Abacate em taboa de corte
(Foto: Sarsmis/ Canva)

O abacate é uma fruta muito conhecida que a maioria dos brasileiros amam. Ele já foi uma fruta muito julgada, por ser muito gordurosa. Mas especialistas descobriram que essa gordura é composta por monoinsaturadas, ou seja, são gorduras que fazem bem para o nosso corpo.

Além disso, o abacate é um alimento com muitas fibras, vitaminas do complexo B, K e C, potássio e sódio. Existem também, diversos tipos de abacates, variando o tamanho, formato e a cor.

A fruta, independente do tipo, é consumida de diversas formas ao redor do mundo. Muitos os usam em receitas salgadas, doces, vitaminas. Sabia que você pode aproveitar até o caroço do abacate? Mas o importante é que, além de gostoso, o abacate faz muito bem pra saúde, além de ajudar na perda de peso, a fruta tem outros diversos componentes que ajudam o nosso metabolismo.

(Foto: olenayeromenkophotos/ Canva)

Neste artigo, o Horta e Jardim vai te mostrar alguns desses benefícios e como o consumo do abacate pode melhorar sua saúde.

Diminui a pressão arterial

Como o abacate possui grandes quantidades de potássio, a fruta consegue auxiliar no controle da hipertensão porque atua no tônus vascular, diminuindo a inflamação das veias para uma melhor circulação do sangue.

Uma curiosidade é que o abacate tem cerca de três vezes mais potássio que a banana.

[tdj-leia-tambem]

Diminui colesterol

Apesar de ser um alimento que tem muita gordura, o abacate consegue eliminar o colesterol ruim no nosso corpo. As gorduras insaturadas acabam sintetizadas pelo fígado, agindo assim na absorção do colesterol no intestino. Dessa forma, auxiliando no controle do LDL (colesterol ruim) e aumento do colesterol HDL (o colesterol bom).

(Foto: Phakamani Pkeey’s Images/ Canva)

Pele bonita e hidratada

Para a pele, o abacate ajuda no comete de estrias, rugas e celulite, exatamente por ser rico em vitamina C, o que faz a metabolização do colágeno, a substância que da a firmeza para a nossa pele.

A fruta também possui diversos antioxidantes que é quem ajuda a proteger e dificultar o envelhecimento das células da pele. Com isso, promove uma maior elasticidade e deixando a aparência da pele mais bonita e saudável.

Ganho de massa muscular

O abacate ajuda na formação de massa muscular, caso seja consumido antes de alguma atividade física, por ser rico em gorduras boas. Isso proporciona energia para o nosso organismo conseguir concluir o treino, além de também fornecer proteínas, que ajudam na recuperação do músculo.

(Foto: Lecic/ Canva)

Ajuda da perda de peso

Com bastante fibra, o abacate consegue aumentar a sensação de saciedade, adiando a fome. Além disso, a fruta diminui a carga glicêmica da refeição e ajuda a reduzir a inflamação das células, o que pode ter como resultado menos gordura no corpo.