
O mel é um adoçante natural rico em propriedades antioxidantes e muito usado em receitas medicinais ou substituindo o açúcar. Por ser rico em glicose, frutose e carboidratos, por exemplo, se torna uma ótima fonte de energia.
Além disso, o mel contém vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e zinco, flavonoides e antioxidantes, que atuam diretamente do organismo. Mas você sabia que existe uma forma de escolher o melhor mel? Hoje, o Horta e Jardim lista os benefícios que o mel trás para sua saúde, todas as sua propriedades, e como escolher o certo para você.
Benefícios do mel
O mel ajuda a combater a tosse
O mel age como um emoliente que acalma as membranas mucosas que revestem a garganta. Assim, de acordo com estudos, o mel é mais eficaz do que remédios para aliviar os sintomas de tosse noturna em crianças com gripe ou amigdalite. Já provou?
Age como cicatrizante
Desde a antiguidade, usam o mel para aliviar queimaduras e outras feridas. Ele contém propriedades antimicrobianas e sua textura viscosa age como barreira protetora e mantém a umidade do local ferido. Dessa forma, o mel serve como um “curativo” natural que protege o machucado, ajudando a pele a se curar.
Ajuda com inflamações crônicas
De acordo com uma pesquisa cientifica feita em 2017, os flavonóides e polifenóis contidos no mel minimizam inflamações. Os antioxidantes presentes nele podem suprimir os processos celulares envolvidos na inflamação. Além disso, o mel possui boas quantidades de vitamina C, que estimulam a produção dos glóbulos brancos.
Reforça as defesas naturais do corpo
O mel possui antioxidantes potentes que neutralizam os radicais livres e outras toxinas que podem levar a danos celulares e teciduais. Isso acontece porque o estresse oxidativo pode contribuir para condições crônicas como doenças cardíacas e câncer.

[tdj-leia-tambem]
Melhora a saúde intestinal
O mel contém carboidratos prebióticos que servem como combustível para boas bactérias presentes no intestino. Isso as ajuda a crescer e ajudar a realizar funções essenciais como absorção de nutrientes e digestão. Dessa forma, o mel também ajuda a manter as bactérias intestinais ruins sob controle.
Melhora os níveis de colesterol
O mel ajuda a reduzir o colesterol LDL, considerado ruim, enquanto aumenta o HDL, considerado bom. Também é benéfico para o coração, por diminuir os fatores que trazem risco para doenças cardiovasculares.
Como escolher o melhor mel
Apesar das diversas opções de mel que o mercado proporciona, é importante escolher o mel puro. Assim, você evita misturas com xarope ou corantes e sempre verifique se há o selo de autenticação do SIF (Serviço de Inspeção Federal), que garante a procedência do mel.
Outra dica é: nunca compre mel em que a embalagem que não esteja lacrada e dentro do prazo de validade. Lembre-se de conservá-lo em ambiente seco e longe de calor.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		