
Além de todas as pragas e insetos que podem acabar com o seu jardim, é importante que fique atento mais uma coisa: a tiririca. Essa planta, também conhecida como junça ou capim-dandá, é uma espécie daninha que cresce e toma conta do seu jardim rapidamente.
Durante a primavera e o verão é a época em que mais aparece, isso porque ela adora climas quentes e úmidos. Ela cresce como um simples capim inofensivo, mas logo se multiplica com várias ramificações e toma conta do terreno todo.
Depois que se desenvolve, é difícil de controlar a tiririca. Mas calma, nada é impossível. Aqui você vai descobrir que existem maneiras de prevenir e até mesmo exterminar a tiririca depois de avançada. Confira nossas dicas!
Em quais características a tiririca se desenvolve?
Antes de mais nada, é importante saber quais características são mais propensas ao desenvolvimento da tiririca. Essa é uma planta originária da Índia, e hoje se espalhou por cerca de 92 países, principalmente os tropicais, por conta das condições climáticas.

Como identificar a tiririca?
Essa planta daninha pode chegar de 10 a 60 centímetros. Tem folhas lineares e estreitas e sua cor é de um verde bem intenso. Na ponta, há uma haste que produz pequenas flores. Suas ramificações crescem paralelas ao solo, e dão origem a novas mudas que crescem e se alastram rapidamente.
A tiririca é a principal planta invasora no mundo. Pois além da dificuldade de controle, ela também é hospedeira de fungos, nematóides e pragas.
Como prevenir a tiririca?
Para evitar que essa planta daninha chegue ao seu jardim, o primeiro passo é preparar bem o seu solo.
- Ter cuidado ao escolher a terra adubada que vai usar, para que já não esteja contaminada;
- Se certificar da qualidade das sementes e mudas;
- Limpar as ferramentas.
- Cobrir o solo com palha ou capim seco.
Se o crescimento foi identificar o crescimento ainda no começo, é mais indicado utilizar um herbicida. Atenção, inseticidas não funcionam, pois ela apesar de daninha, ainda é uma planta. E o uso pode afetar também as outras plantas saudáveis que crescem no local.
Como combater a tiririca depois de desenvolvida?

Quando arrancamos de forma manual, tiramos apenas as raízes. Os tubérculos que permaneceram no solo voltam a crescer e se multiplicar. Esse é o primeiro erro que cometemos ao tentar controlar a tiririca já desenvolvida.
De maneira geral, o mais eficiente é utilizando um herbicida seletivo, que elimina a tiririca e não causa danos ao gramado. Ele irá agir diretamente na raiz, onde é o maior foco de desenvolvimento da tiririca. Além disso, pesquisar mostraram que o fungo que causa ferrugem oferece bons resultados na redução da formação dessa planta.
E por fim, o controle mecânico também é uma opção, que trás os rizomas da tiririca para a superfície do solo. Porém essa opção exige controle contínuo e pode demorar para trazer bons resultados.
Portanto, a tiririca é uma erva daninha que merece atenção especial dos donos e cuidadores de jardins. E lembre-se, os herbicidas indicados para esse tipo de planta daninha podem ser encontrados em lojas especializadas. Então fique atento ao seu jardim e mantenha suas plantinhas saudáveis.
[tdj-leia-tambem]