(Foto: Firn/Canva)
(Foto: Firn/Canva)

A jiboia é uma ótima planta para decorar a casa. É uma trepadeira muito fácil de cuidar, e pode chegar até 18 metros. Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher, se adapta muito fácil aos ambientes e é perfeita para dar um toque da natureza ao seu lar.

As giboias podem ser tóxicas para animais e crianças, por isso, é recomendado que fique em locais altos. São bem simples de manter e exigem poucos cuidados, sendo assim, veja nosso passo a passo de como cultivar jiboia e dicas de cuidados.

(Foto: Firn/Canva)

Como cultivar jiboia?

[tdj-leia-tambem]

1º passo – mudas

Qualquer parte do caule da jiboia que tenha algumas raízes serve como muda. Corte a parte que escolher, espere pelo menos 24 horas para secar e cicatrizar, e já pode iniciar o plantio.

2º passo – características do local

Solo: Adube o solo da sua planta a cada três meses com fertilizantes orgânicos e húmus de minhoca;

(Foto: Sasiistock/Canva)

Temperatura: Opte por um local com temperatura amena ou quente, pois a jiboia não suporta baixas temperaturas;

Iluminação: A planta se adapta a locais com sombra, mas cresce melhor com luz indireta. Sendo assim, prefira locais perto de portas, janelas ou varandas bem arejadas.

3º passo – Cuidados

(Foto: gyro/Canva)

Regas: Regue-a duas vezes por semana. Durante o inverno diminua a quantidade de água, e aumente durante o verão;

Adubação: O mais indicado é que você faça uma nova adubação com húmus de minhoca a cada três meses. Assim, o solo da planta se manterá rico em matéria orgânica.

Poda: Retire as folhas sempre que ficarem amareladas e corte os galhos mal formados na primavera. Por fim, caso não queira que sua jiboia escale paredes, com cuidado, pode a ponteira dos ramos mais altos uma vez a cada seis meses.

(Foto: nelic/Canva)

Viu só como o cultivo e manutenção da jiboia é fácil? Portanto agora é só colocar a mão na terra e curtir sua nova verdinha.