(Foto: chyball/Canva)
(Foto: chyball/Canva)

Os cupins representam um grande risco para sua casa, inclusive para suas plantas. É considerado uma das pragas que mais causam prejuízos, e pode acontecer em qualquer lugar. Das espécies de cupins mais prejudiciais que existem, estão:

  • Cupim de madeira seca;
  • Cupim subterrâneo (cupim da terra)

Os cupins de terra são os mais agressivos e complicados e se lidar dentro da zona urbana. A presença deles pode ser facilmente notada, pois eles formam aqueles cupinzeiros de terra, perto de comida e humidade.

(Foto: titinan jeraphunthdu/Canva)

Esse tipo de inseto se alimenta da celulose de qualquer material. Seja couro, papel, madeira ou concreto. Confira nossas dicas de como evitar o aparecimento de cupins da terra e como eliminar aqueles que já se instalaram na sua casa.

Como evitar o aparecimento de cupins da terra?

  1. Em primeiro lugar, é necessário cobrir frestas nas paredes;
  2. Não acumular entulhos no quintal (principalmente de madeira);
  3. Preparar o solo antes de iniciar a construção;
  4. Em seguida, evitar que raízes e outros materiais orgânicos fiquem por baixo da estrutura;
  5. Por fim, evitar deixar tocos de árvores ou raízes após a corta e poda. Este tipo de material, quando seca, vira uma excelente fonte de comida para cupins.
(Foto: Ken Griffiths/Canva)

Como eliminar cupim da terra?

Eliminar cupins da terra já instalados não é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Existem várias maneiras de fazer isso. Antes de mais nada, é preciso identificar com qual o tipo de cupim estamos lidando. Depois, existem 3 formas de eliminar os cupins, confira:

1º – Cupinicidas

O cupinicida é um veneno que mata os cupins da terra de uma vez por todas, ao contrário dos repelentes comuns, que apenas afastam os cupins temporariamente;

2º – Armadilhas e iscas para cupins da terra

A isca contra cupins da terra funciona de forma bem simples. Primeiro, identifique onde fica a maior concentração de cupins, dessa forma, os cupins carregarão as armadilhas para dentro de seus cupinzeiros. Assim, os insetos morrem junto com a rainha, eliminando de uma vez por todas o problema.

3º – Controle através de barreira química

Essa barreira evita que os cupins subterrâneos consigam acesso para dentro da casa. Não é uma forma de eliminar os cupins, mas sim de evitar que ataquem sua casa. Esse controle deve ser feito por pessoas especializadas.

4º – Pó de extermínio

Pó antipulgas, piolhos e carrapatos, servem muito bem para exterminar cupins. Você pode colocá-lo diretamente no foco do cupinzeiro para os cupins carregarem, ou diluir em água e borrifar na área atacada.

(Foto: Amphawan Chanunpha/Canva)

Por fim, lembre-se de que os métodos citados devem ser feitos por pessoas que entendam do assunto e manuseadas com cuidado.