(Foto: Slatan/Canva)
(Foto: Slatan/Canva)

As macieiras além de deixarem qualquer jardim ou estufa mais bonito com suas delicadas flores, dão frutas saudáveis e deliciosas. Porém, às vezes acontece da macieira deixar de dar frutos, e esse é o desafio: descobrir o porquê. Podem ser vários os motivos, como falta de poda, solo impróprio, condições climáticas ou até mesmo infestação de pragas.

Antes de te ensinar como fazer sua macieira voltar a dar frutos, vamos te relembrar dos inúmeros benefícios da maçã, confira:

  • Auxilia na limpeza dos dentes e na saúde bucal;
  • Melhora do sistema nervoso e alivia os sintomas de ansiedade;
  • Combate a prisão de ventre;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Previne a asma e rinite.

Agora sim, vamos as técnicas para ajudar sua macieira a voltar a dar frutos.

(Foto: ChiemSeherin/Canva)

Como fazer a macieira voltar a dar frutos?

1º passo

Antes de mais nada, quando for plantar uma macieira, plante pelo menos duas variedades juntas. Dessa forma, vai garantir uma boa colheita, e elas não se autopolinizam.

2º passo

Uma boa drenagem é o que garante bons frutos. Lembre-se, como em qualquer outra espécie de planta, a água acumulada ou em excesso afoga sua planta e apodrece as raízes.

3º passo

Terrenos altos e montanhosos evitam os chamados “bolsões de geada”. Sendo assim, se plantadas em áreas de baixa altitude, o frio tem altas chances de matar os frutos em desenvolvimento da sua macieira.

[tdj-leia-tambem]

4º passo

Outra forma de manter sua macieira dando frutos é realizar as podas. Ou seja, retire com regularidade os ramos que estejam morrendo, doentes, mortos ou cruzados. Além disso, ela deve receber boa iluminação e circulação de ar.

5º passo

Manter o solo bem nutrido é fundamental para que sua macieira dê frutos. Nesse sentido, se certifique da qualidade do solo. Essa determinação pode ser feita através do crescimento lateral da árvore, deve ser de 30 a 45 centímetros por ano.

6º passo

A pulverização deve ser feita antes da chegadas das pragas e insetos, como prevenção. Dessa forma, você evita o aparecimento de diversas pragas como cochonilhas, pulgões, lagartas, fungos e ácaros. Além das pragas da macieira, existem aquelas que atacam direto a fruta, são elas: oídio, podridão-da-coroa, sarna-da-maçã e fogo bacteriano. É importante tentar ao máximo mantê-las longe de suas frutas, antes do ataque.

7º passo

Por fim, faça a colheita de suas frutas antes que apodreçam ainda na macieira.

(Foto: lumix2004/Canva)

Enfim, siga essas dicas e ajude sua macieira a voltar aos dias e glória e dar frutos deliciosos e saudáveis.