berinjela
(Foto: foodphotographer.puglia/ Canva)

A Berinjela, com origem na Índia, é cultivada há milhares de anos, e pode chegar a dois metros de altura, produzindo frutos de diversos tamanhos, formatos e cores. Os mais conhecidos são os roxos escuros, principalmente aqui no Brasil. Essa é a parte comestível da planta, porque as folhas e as flores são tóxicos.

Ainda assim, a berinjela tem poucas calorias e é muito saudável, ajuda a controlar o colesterol e a hipertensão. Diversas culturas e culinárias apreciam a fruta – sim, a berinjela é uma fruta.

Como plantar berinjela em casa?

Você pode cultivar a berinjela em vasos, jardins ou hortas. Se escolher plantar em vasos, é preciso que eles tenham no mínimo 30 cm de profundidade, para que raiz consiga se desenvolver corretamente. Para isso, faça um buraco de cerca de 0,5cm na terra e coloque três sementes.

Mas, se decidir plantar a berinjela em jardins ou hortas, é preciso ter um espaço de 50cm de distância entre cada plantação. Além disso, a berinjela precisa de solos bem drenados, férteis e rico em matéria orgânica, seja nos vasos ou no jardim.

[tdj-leia-tambem]

berinjelas e no fundo um girassol
(Foto: Rocter/ Canva)

Luminosidade

A planta precisa de grande luminosidade para conseguir se desenvolver bem e saudável, e ser rica em nutrientes. Ela tem que estar exposta algumas horas diárias de luz solar direta, então escolha um lugar com essas características.

Regas

As regas da berinjela devem ser feitas no início ou no final do dia. O solo precisa estar sempre úmido, não encharcado, mas úmido para que ela consiga absorver melhor os nutrientes.

berinjelas em um caixote preto
(Foto: Mythja/ Canva)

Tempo de colheita

A colheita da berinjela normalmente acontece entre os três até os seis meses depois do plantio, dependendo do modo de cultivar e das condições de cultivo. Perceba se os frutos estão desenvolvidos, bonitos, lisos, com cores fortes e brilhantes, colha sempre antes delas ficarem opacos e começarem a enrugar.

Quer saber mais sobre plantio e colheita de alimentos? Continue acompanhando os conteúdos do Horta e Jardim.