Veja os 4 benefícios da berinjela para a sua saúde
Conecte-se conosco

Horta e Jardim

Veja os 4 benefícios da berinjela para a sua saúde

Famosa por ser uma excelente opção para quem não come carne, já que tem bastante fibras, nutrientes e, para quem quer perder peso, tem pouca caloria

Publicado

em

Atualizado há

Berinjela
Ao incluir a berinjela na sua dieta você conseguirá diversos resultados positivos para a sua saúde (Foto: Foodphotographer.puglia/Canva)

A berinjela é muito conhecida pelos brasileiros, usada em muitas receitas, e também faz muito bem pra saúde. É um legume rico em antioxidantes, vitamina C e a nasumina, o principal antioxidante da berinjela. Além disso, o legume possui uma grande quantidade de água. Em conjunto, atuam no nosso organismo prevenindo o desenvolvimento de diversas doenças.

A berinjela é fruto de uma planta chamada de Solanum Molongena e no Brasil, introduzida pelos imigrantes árabes. Muito famosa por ser uma excelente opção para quem não come carne, já que tem bastante fibras, nutrientes e, para quem quer perder peso, tem pouca caloria.

(Foto: Timolina/ Canva)

Assim, ao incluir a berinjela na sua dieta você tem diversos resultados positivos para a sua saúde. Hoje, o Horta e Jardim trouxe alguns dos benefícios da berinjela para sua saúde.

Benefícios para a saúde

Ajuda no diabetes

Incluir a berinjela na sua alimentação pode controlar o açúcar, ajudando quem tem diabetes. Por ser um legume repleto de fibras, elas acabam ajudando na digestão e absorção de açúcar, que normalmente acontece de forma mais devagar no nosso corpo. Dessa forma, o organismo mantém os níveis de açúcar no sangue, evitando os picos glicêmicos.

Colabora na perda de peso

Com sua alta quantidade de fibras, pouca caloria e muita água, a berinjela auxilia na perda de peso. De acordo com especialistas, as fibras movem lentamente pelo trato digestivo, aumentando o tempo de esvaziamento gástrico. Com isso, você garante uma melhor digestão e maior saciedade.

(Foto: DAPA Images/ Canva)

Diminui o Colesterol

Por ter a presença de polifenóis, saponinase glicoalcalóides eles agem na diminuição da taxa de colesterol ruim no nosso organismo. Além disso, por conter fibras solúveis, que aumentam a produção de graxos de cadeia curta no cólon, reduzem o colesterol no sangue.

Aumenta a imunidade

Por ter poderosos antioxidantes, niacina, vitamina C e fibras, conseguem manter o nosso sistema imunológico fortalecido. Já que cada uma contribui para a melhora de algo, por exemplo, as fibras ajudam a manter a microbiota intestinal saudável, o que torna nosso organismo mais forte para combater outras doenças. Dessa forma, os antioxidantes presentes na berinjela, por si só, já preservam e ajudam a imunidade, aumentando as defesas de nosso organismo.

Horta e Jardim

Conhece a catnip? Descubra como plantar a erva do gato

A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores.

Publicado

em

Aprenda como plantar catnip (Foto: Jan Roesner/Canva)

A catnip, conhecida como erva de gato, é uma planta que lembra muito a hortelã. A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores. Ou seja, deixa os gatinhos bastante alterados. Muitas pessoas pensam que a erva é nociva aos animais, mas não é. Os animais costumam brincar, morder, rolar por cima e alguns…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Não é a cobra, é a planta: confira como cultivar jiboia

Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher.

Publicado

em

Aprenda como cultivar jiboia (Foto: Firn/Canva)

A jiboia é uma ótima planta para decorar a casa. É uma trepadeira muito fácil de cuidar, e pode chegar até 18 metros. Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher, se adapta muito fácil aos ambientes e é perfeita para dar um toque da natureza ao seu lar. As giboias podem ser tóxicas para animais e crianças, por…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cominho: Para que serve e como utilizar o tempero

Essa poderosa fonte de ferro, é a semente de uma planta medicinal muito utilizada desde a antiguidade, responsável por trazer diversos benefícios à saúde.

Publicado

em

cominho-1-compressed
O cominho é dono de diversos componentes benéficos à saúde. Foto: David Mark/ Pixabay.

Também chamada de alcaravia, o cominho é a semente de uma planta medicinal usada como condimento na culinária ou como um remédio caseiro para gases e problemas na digestão. Além disso, o cominho também é um diurético natural, é afrodisíaco, reduz cólicas e dores abdominais, fortalece o sistema imunológico, auxilia no relaxamento e melhora a circulação por ser rico em…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Jardim morrendo? Veja dicas de como recuperar plantas secas

É um processo relativamente fácil, mas antes é necessário fazer algumas observações.

Publicado

em

Descubra como recuperar suas plantas secas (Foto: cottonbro/Canva)

Sabe quando você fica alguns dias fora de casa e quando volta suas plantas estão secas? Saiba que é possível recuperar a vitalidade e ainda salvar a planta. É um processo relativamente fácil, mas antes é necessário fazer algumas observações, pois nem sempre a planta está apta para ser recuperada. Veja os casos em que é possível recuperar uma planta…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cuidado! Conheça 7 plantas venenosas para evitar ter em casa

É muito comum que algumas plantas de jardim possuam altos níveis de toxidade.

Publicado

em

Conheça plantas venenosas para evitar (Foto: Sviatlana Barchan/Canva)

Lindas e tóxicas! Existem algumas flores, muito chamativas, que despertam interesse por sua beleza nos amantes de plantas. Porém, é muito comum que algumas plantas de jardim possuam altos níveis de toxidade. Ou seja, são plantas venenosas, e devemos ter cuidado e evitar ter em casa, principalmente quem possui crianças ou pets. Para esse tipo de planta, caso sejam ingeridas…

Continuar lendo
Publicidade