balsamo
Foto: Nastasic/Canva

O Bálsamo é muito conhecido por suas propriedades medicinais e por sua beleza. Mas, além disso, a planta também compõe cosméticos, como perfumes, devido ao seu delicioso aroma. Dentro de muitas propriedades, o bálsamo também apresenta atributos contra dores e inflamações.

Ainda, o óleo extraído de seu caule tem efeito hidratante, que nutre e repara a pele. Fora isso, ele também contribui para a regeneração celular sendo muito indicado para quem tem a pele mais seca.

Propriedades do Bálsamo e como plantá-lo em casa

Auxilia na diabete

Um tipo de flavonóide, presente no bálsamo, é responsável por reduzir a glicemia em pessoas que sofrem com a diabetes. De acordo com um estudo realizado em camundongos com os mesmos transtornos, após duas horas de consumo, a glicemia reduziu em 52%, 53% e 61%. Isso porque a substância estimula a utilização da glicose pelo fígado.

Ajuda em transtornos gástricos

Muito utilizado na medicina brasileira, o suco das folhas desta planta auxilia em tratamentos gástricos e inflamatórios. Um estudo analisou suas propriedades anti-inflamatórias e concluiu que quatro glicosídeos de kaempferol amenizaram dores e inflamações. Assim, o consumo do bálsamo reduz as dores gástricas.

Como utilizar o bálsamo

Você pode usar o bálsamo interna e externamente, de acordo com o tratamento desejado. No uso externo, a planta pode ser macerada até formar uma pasta, e em seguida, aplicado na área desejada. Enquanto isso, no uso em tratamentos internos, você pode preparar chás ou consumi-lo cru, em saladas. Caso queria aproveitar mais de suas propriedades, especialistas indicam a ingestão crua pela manhã, como o primeiro alimento.

Agora, caso queria seu chá, faça a infusão de seis folhas na água fervente, já com o fogo desligado, e deixe por uns 15 minutos antes de beber.

Bálsamo
Foto: TracieMichelle/Canva

Contraindicações

Os nutricionistas e estudiosos não apontam nenhuma contraindicação nesta planta medicinal. Entretanto, não consuma o bálsamo mais de 10 folhas por dia, pois pode ocasionar um desconforto intestinal e disenteria. É importante ressaltar que qualquer consumo em excesso, ainda que natural, pode causar reações adversas.

[tdj-leia-tambem]

Contudo, antes de usar o bálsamo em algum tratamento, vale a consulta com sua médica ou médico de confiança. O uso da planta não substitui o tratamento clínico mas pode auxiliá-lo.

Além disso, é importante passar por um médico, no caso de uso de medicamentos a fim de se certificar de que não existam riscos e contraindicações com a interação da planta e os remédios tomados.

Como plantar o bálsamo?

A planta medicinal se desenvolve bem em solos arenosos e enriquecidos com húmus. Também gosta de sol pleno ou meia sombra. Suas regas são semanais durante a época de calor e primavera, e mensais durante o outono e inverno. O bálsamo é muito sensível ao encharcamento e bem resistente à seca, tolerando também as geadas.

Ela pode ser plantada por estaquia dos ramos, folhas e brotos. Atingindo 90 centímetros de altura, suas flores são amareladas e atraem abelhas e outros animais polinizadores.