
A drenagem é um ponto importante para as plantas do seu jardim, principalmente se elas estiverem em vasos. Mas e o por quê? A maiorias das plantas, gostam se estar sempre úmidas e não encharcadas de água, porque isso acaba sendo prejudicial para o seu desenvolvimento, crescimento, saúde e floração.
Com o excesso de água na planta, pode levar ao apodrecimento da raiz, já que ela não consegue mais absorver os nutrientes necessários. Mas como isso pode acontecer de forma natural? A principal forma, é deixar furos em baixo do vaso para que essa drenagem seja feita.
[tdj-leia-tambem]
Assim, o Horta e Jardim vai te mostrar algumas dicas de como ajudar a planta a fazer essa parte tão importante para seu desenvolvimento.

Drenagem com areia
No fundo do vaso coloque uma camada de argila expandida ou então de pedra brita, mas apenas para que não que para ver o fundo mesmo. Depois disso, coloque uma cada de areia de construção, o suficiente para conseguir cobrir as pedras de baixo. Em segui, basta colocar o substrato ou a terra em em que a muda será replantada.
Dessa forma, quando você realizar a rega diariamente, a própria planta fará a drenagem corretamente. A água que ela não utilizar é liberada pela terra e pelos furos do vaso.
Manta de drenagem
Ainda assim, você ainda precisará das pedras no fundo do vaso. Depois disso, coloque a manta de drenagem, parecida com que a colocamos em ar-condicionado. Recomenda-se usar essa manda em vasos que ficam pendurados, já que seu peso é menor. Mas, devemos sempre ficar de olho, já que ela tem um período de vida menor. Além disso, se a rega estiver errada, a planta desenvolverá fungos e apodrecerá.
Mas, em todo caso, ela ajuda tão bem quanto a areia, conseguindo auxiliar a planta na drenagem correta do vaso.

 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		