Morangos
Foto: ArtMassa/Canva

Você já ouviu falar em jardim comestível? Esse termo relativamente novo é uma combinação perfeita entre a estética de um jardim convencional com os benefícios de uma horta orgânica.

Imagine a praticidade de poder colher ervas, hortaliças e até mesmo frutas no seu próprio jardim livre de agrotóxicos. Foi-se o tempo em que os jardins deviam ser composto apenas de plantas ornamentais.

Como plantar um jardim comestível?

Antes de começar a construir o seu jardim comestível, estude um pouquinho sobre os frutos que você vai plantar, o sabor e o cheiro de cada um deles. É importante saber se você se atrai por todos esses aspectos. Depois de fazer a sua pesquisa, é hora que colocar a mão na massa.

Escolha o melhor lugar

Prefira o lugar da sua casa que mais recebe sol. As plantas frutíferas amam sol, e isso vai ajudar no seu desenvolvimento. Então a melhor aposta é em lugares claros e que recebam luz de forma direta por pelo menos algumas horas por dia.

Melhores opções para iniciantes

Morango

As plantas comestíveis de baixo crescimento são uma boa opção para quem está começando. Plantar morango ajuda a manter as ervas daninhas longe do seu jardim.

Mirtilos e amora

Os mirtilos e amoras são indicados para aqueles locais do seu jardim que não recebe muita luz solar.

Amoras
Amoras (Elidacris de Pixabay/Canva)

Árvores curtas

Se o seu espaço de plantio for pequeno, as árvores frutíferas menores são uma boa opção, até para não tampar o sol das demais plantinhas. Você pode dar preferência por plantar pêssego ou damasco. Lembre de sempre considerar a luz solar disponível.

Ervas

Não podemos deixar de fora o que deixa nosso jardim comestível super cheiroso. Ervas como manjericão, orégano e alecrim são ótimas apostas, que podem ser plantadas tanto em vasos como diretamente na terra.

Planta do Orégano
Planta do Orégano (Foto: HansLinde de Pixabay/Canva)

Cuidado com os chás

Sabemos que o desejo de todo amante de chás é plantar erva cidreira ou hortelã, mas tome cuidado, elas quase sempre são altamente agressivas. Dê preferência para cardamomo ou gengibre que ervas são mais passivas.

Materiais

Depois de fazer sua pesquisa e escolher o melhor lugar, é hora de comprar os materiais que você vai usar para plantar e fazer a manutenção do seu jardim.

Você vai precisar:

  • Vasos;
  • Terra;
  • Adubo;
  • Tesoura de poda;
  • Regador.

Esses são os materiais mais básicos que você vai usar.

Na prática

Depois de definir o local onde vai plantar cada uma das opções que você escolheu, é hora de selecionar o adubo, lembrando de usar apenas fertilizantes e pesticidas naturais.

Adubo orgânico

Além de ser melhor para o meio ambiente, o adubo orgânico não é agressivo para terra, são simples de obter e muito econômicos, também aumenta a capacidade do solo de absorver nutrientes.

Agora é só usar e abusar da criatividade para o seu jardim ficar com a sua cara, e aproveitar os novos produtos fresquinhos e naturais que você vai poder usar na sua cozinha.