(Foto: RENATO DE OLIVEIRA/Canva)
(Foto: RENATO DE OLIVEIRA/Canva)

A acerola é uma planta doce levemente ácida, rústica e sua aparência lembra muito um tomate. Essa fruta é rica em vitamina C e fibras, dessa forma, trás diversos benefícios para quem a consome, confira:

  • Evita o envelhecimento precoce;
  • Previne o câncer;
  • Previne pressão alta;
  • Auxilia no emagrecimento;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda no combate à anemia.

Além disso, tanto sua casca como a polpa e as folhas, podem ser usadas no preparo de receitas como bolos, geleias, sucos e chás.

Para que você possa plantar essa deliciosa fruta em casa, livre de agrotóxicos, o primeiro passo é iniciar o cultivo através de mudas. Nesse post, te ensinamos as principais formas de fazer muda de acerola.

Como fazer muda de acerola?

As principais formas de fazer a muda de acerola é através de sementes ou de estaquias.

Muda de sementes

(Foto: ArtRachen01/Canva)

Cada acerola possui 3 sementes, mas apenas uma delas é viável. Para das início ao desenvolvimento da muda é necessário plantas as sementes em um vaso de aproximadamente 10 centímetros com o solo bem adubado.

O vaso deve ficar em um local bem iluminado e o solo permanecer sempre úmido, não encharcado para não apodrecer as sementes. O mais indicado é que seja regado a cada dois dias.

Por fim, suas sementes começarão a germinar a partir da 4º semana. De 6 a 8 semanas a estimativa é que sua muda esteja com aproximadamente 5 centímetros.

E finalmente, após replantar sua muda para o solo o tempo mínimo para sua árvore de acerola começar a dar frutos é de 1 ano e meio.

Muda de estaquia

(Foto: milica/Canva)

Muda estaquia significa desenvolver uma nova planta a partir de um galho de uma planta matriz. Ou seja, Você precisa retirar um galho de uma das ramificações de uma árvore de acerola já adulta e saudável.

A estaca deve ter em média 15 centímetros e ficar descansando em uma sombra por dois dias para evitar o surgimento de fungos.

O preparo do solo, especificações e cuidados é exatamente igual para todos os tipos de mudas, e quando a estaca já estiver enraizada e desenvolvida, é o momento de fazer o plantio definitivo da planta no solo.

Viu só? É muito fácil fazer o preparo das mudas de acerola, basta ficar atento aos detalhes e seguir as recomendações de cuidados a risca. Portanto, é só separar um espacinho no quintal ou jardim para uma nova planta frutífera.