
A sálvia significa, no latim, “curar”, e é uma planta medicinal riquíssimas em propriedades, e ainda serve como um ótimo tempero para comida. Além disso, ela auxilia no tratamento de vários problemas de saúde como azia, úlceras, reumatismo ou diabetes.
Você pode comprar a sálvia em mercados, feiras ou lojas de produtos naturais. Se seu uso for medicinal, deve ser sempre feito com orientação de um médico. Veja algumas das propriedades da sálvia:
- Anti-inflamatórias;
- Antioxidantes;
- Analgésicas;
- Antimicrobianas;
- Cicatrizantes;
- Hipoglicemiante;
- Antilipidêmico;
- Estimulantes da memória e concentração.
Embora tenha benefícios para a saúde, esta planta medicinal não substitui o tratamento médico.
Para que serve a sálvia?
É mais comum utilizar a sálvia no tratamento de de doenças como gengivite, bronquite, rinites e demais condições semelhantes.
Da mesma forma, outras condições que o tempero pode ajudar a tratar são caspa, catarro, gengivite, reumatismo, vômito, tosse, diarreia, diabetes e indigestão.
Como usar a sálvia?
O modo mais comum é o consumo em forma de chá. Além disso, também serve como tempero para massas, saladas, ou o prato que você quiser experimentar.
Em síntese, seu chá é ótimo para acabar com a retenção de líquido, especialmente nas mulheres que também sofrem com cistite e ressecamento vaginal.
Como fazer o chá de sálvia

Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas de sálvia;
- 1 xícara de água;
- Adoçante (à gosto).
Modo de preparo:
- Ferver a água e adicioná-la em uma xícara;
- Colocar as folhas de sálvia na xícara com a água fervente e deixar em repouso por cerca de 5 a 10 minutos;
- Coar, esperar amornar e beber 1 xícara do chá, 3 vezes ao dia.
Quem não deve tomar?
Por fim, esse chá não deve ser consumido por pessoas que tenham alergia a sálvia. Além disso, ainda não se dispõe de dados científicos suficientes de que comprovem que a sálvia seja segura na gravidez. Portanto, não deve ser usada na gravidez.
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		