(Foto: Canva/Bruno Adrian)
(Foto: Canva/Bruno Adrian)

Ter um belo jardim em casa com a grama bem verdinha é o sonho de todos. Porém, não é uma tarefa tão fácil assim, por isso, é importante ter um bom conhecimento no assunto antes de iniciar o plantio.

O preparo do solo é o passo mais importante para que sua grama cresça saudável, por isso, separamos dicas essenciais para você que pretende colocar grama no seu jardim

Como preparar o solo da grama?

(Foto: Canva/huseyintuncer)

Limpar o local

A primeira coisa a se fazer antes de plantar grama é erradicar as plantas daninhas e retirar as pedras, entulhos e qualquer sujeira que esteja na área de plantio. 

Descompactação

O mais recomendado é que com uma enxada você faça a descompactação de pelo menos 20 centímetros do solo com enxada.

Análise físico-química

Também é importante fazer uma análise físico-química do solo antes da compra de qualquer fertilizante. No entanto, na falta dessa análise, geralmente as medidas são:

  • 300g/m² calcário dolomítico
  • 250g/m² super simples (adubo fosfatado)
  • 3 a 5 Kg/m² matéria orgânica, estabilizada ou condicionadores de solo.

Tipos de grama

(Foto: Canva/justhavealook)

Grama Esmeralda

Primeiro, temos a grama Esmeralda, a mais utilizada em campos esportivos e playgrounds por se adaptarem melhor em locais ensolarados.

Grama Santo Agostinho ou grama inglesa

Depois, temos a Santo Agostinho ou grama inglesa, essa é a que se adapta melhor em ambientes com pouco sol e temperaturas mais altas.

Grama São Carlos ou Curitibana

Por fim, temos a São Carlos ou Curitibana, a grama mais popular para jardins porque se adapta a ambientes de sol e sombra.

Plantio da grama

Finalmente, depois de escolher o tipo de grama que mais se adequa ao seu solo, é hora iniciar o plantio.

Em primeiro lugar, molhe o solo para que o enraizamento das placas de grama aconteça com mais facilidade. (É possível também plantar a partir de sementes, porém o processo é bem mais demorado).

(Foto: Canva/Elena Photo)

Lembre-se de não deixar espaços entre uma placa e outra. Isso evita que as plantas daninhas comecem a crescer novamente.

Por fim, para que o acabamento fique ainda mais perfeito, é indicado o uso de soquetes ou rolos para o acabamento final.

Após o plantio, os cuidados irão variar de acordo com o tipo de grama escolhido e com o clima da região em que você mora. E depois é só aproveitar a nova grama que vai deixar seu jardim ainda mais lindo.

[tdj-leia-tambem]