
As suculentas são plantinhas do deserto que estão ficando cada vez mais famosas. Consideradas as queridinhas dos decoradores e apaixonados por plantas, são extremamente resistentes e contam com uma variedade de mais 22 mil espécies.
É um vício, você começa comprando uma, e logo está com a casa cheia delas. Apesar de serem plantas do deserto, é comum as pessoas se basearem no achismo em relação a rega, e definirem que elas não precisam de água com regularidade. Porém, não é bem assim que funciona.
Como equilíbrio é tudo, não é diferente na vida das suculentas. A rega deve ser eficiente e equilibrada de acordo com a necessidade de cada espécie, para que ela cresça saudável. O mesmo vale para iluminação e cuidados com o solo.

Pensando nisso, pontuamos os aspectos mais importantes para definir a rega correta das suas suculentas, confira!
Quantas vezes deve regar as suculentas?
Em primeiro lugar, é importante entender o comportamento de cada suculenta para fazer uma rega eficiente. Como são plantas do deserto, as suculentas que apresentam folhas mais grossas, tem a capacidade de armazenar água.
Sendo assim, o ideal é verificar o solo com regularidade. Coloque o dedo no substrato da suculenta, se estiver seca, está na hora de regar. Geralmente ela precisa de água de uma a duas vezes por semanas, mas sempre verifique antes de regar para não encharcar e apodrecer suas raízes.

Qual a quantidade de água correta?
A regra é simples, regue com cuidado até o solo ficar úmido. Nem pouca água para ficar seca nem muita para afoga-la.
O que deve usar para auxiliar na rega?
Se suas suculentas estiverem dentro de casa, o ideal é que na hora da rega não molhe as folhas apenas o solo. Para isso, você pode usar um regador de bico, ele auxilia a colocar a água apenas no solo do vaso e não nas folha.
Já se a sua intenção for propagar suas suculentas, o mais indicado é o spray ou borrifador. O modo como ele dispõe a água na suculenta, ajuda as folhas a absorverem a água, além disso, auxilia o solo na propagação.

Erros comuns na hora da rega
O erro mais comum ao regar a suculenta é jogar a água com auxilio de um copo ou recipiente. Sem saber a quantidade de água correta, você pode afogar sua planta.
E por fim, outro erro muito comum, é o vaso. Os vasos de suculenta devem ter furos no fundo para facilitar a drenagem da água. Uma técnica que pode ajudar também, é colocar pedras no fundo, antes da terra.
Agora que você já sabe como fazer uma rega correta, é hora de encher sua casa dessas lindas plantinhas e arrasar!
[tdj-leia-tambem]