
Você sabia que existem diversas espécies de rúcula? Pois é, mas todas mantém a leve ardência, a crocância e o aroma. O que difere é o formato da folha, e o sabor. E é isso que torna a rúcula tão famosa entre a cozinha dos brasileiros e nos restaurantes, pois é possível mudar o sabor do prato usando a mesma folha.
Original do Mediterrâneo, o local ideal para o cultivo da rúcula é aquele que possui temperaturas mais amenas, pelo menos era assim na antiguidade. Com o desenvolvimento de novas espécies da rúcula, se tornou possível cultiva-la até mesmo em climas mais quentes.
Aqui você encontrará uma lista com diferentes espécies de rúcula, suas características e preferências quanto as condições do cultivo, confira!
Espécies de rúcula
Rúcula antonella

Essa espécie de rúcula tipo folha curta, possui folhas maiores e mais arredondadas. A Antonella é uma seleção especial que apresenta mais resistência e produtividade, mantendo as características de consumo da espécie Cultivada.
Rúcula donatella

A rúcula espécie donatella tem folhas e características muito semelhantes as da antonella. Ela apresenta alta precocidade e um excelente sabor marcante que a marca dessa folha.
Rúcula silvestre

Rúculas silvestres possuem as folhas recortadas. Muito usada na gastronomia internacional, principalmente na Itália, tem o período de colheita durante o ano todo.
[tdj-leia-tambem]
Rúcula gigante folha larga

Já a rúcula gigante folha larga tem um única característica que a difere muito das outras: o sabor é mais suave que o das outras. Além disso, como o nome já diz, sua folha é bem maior que as outras, e seu cultivo pode ser feito em qualquer época do ano.
Rúcula rokita

Essa espécie possui folha estreita e pontiaguda. É mais amarga que as outras e sua aparência lembra muito a rúcula silvestre. Essa folha, dentre todas as espécies é a mais muito aromática.
Rúcula cultivada

Por fim, a rúcula cultivada é a mais tradicional e conhecida. É semeada o ano todo em várias regiões do Brasil, e suas folhas são pequenas e levemente arredondadas. São muito utilizadas em restaurantes no preparo de saladas.
Enfim, com essas especificações ficou mais fácil escolher qual espécie de rúcula você prefere cultivar, não é mesmo?