
A rega é uma das partes mais importantes do cuidados com o seu jardim, horta ou plantas em vasos, além é claro de carinho e amor. Mas esse cuidado precisa acontecer com frequência e em alguns casos todos os dias, para que as plantas consigam crescer e se desenvolver com saúde e muitos nutrientes.
Essa é uma das formas em que a planta usa para se refrescar, se alimentar e conseguir alguns de seus nutrientes, por isso a frequência é importante, para que nenhum desses nutrientes faltem na planta, além de ser a forma como elas consomem água. Mas a maioria não gosta do excesso, então evite deixar encharcado o solo.
[tdj-leia-tambem]
Melhor horário para aguar as plantas
Os melhores horários para fazer as regas são no início ou no final do dia. É melhor evitar as horas mais quentes do dia, pela evaporação que acontece mais fácil e a água não consegue chegar até as raízes das plantas.

Já no inverno, a melhor não regar no período noturno, porque as folhas demoram a secar, o que pode trazer fungos e doenças para as plantas.
Quantas vezes regar?
É preciso sempre fazer uma avaliação do dia, se estiver mais quente ou mais frio, já que o excesso ou a falta de água podem prejudicar a saúde das plantas.
Para realizar a rega, leve em condições as características da plantas, algumas precisam de mais água outras de menos, algumas espécies precisam de mais vezes durante a semanas, outras menos, para isso pesquise sobre a quantidade correta.

Nos dias mais frios, a água evapora mais devagar, então não precisa de tanta água, o que pode prejudicar a planta.
Já dos dias mais quentes, a água evapora mais rápido, o que indica que a planta precisará de mais água.
Qual a quantidade de água?
Como já dito, cada planta tem uma quantidade específica de água, não é uma regra, mas normalmente é uma das tecnicas mais usadas, que é não deixar a terra encharcada de água, porque isso pode levar ao apodrecimento das raízes, o que pode levar ao surgimento de doenças e fungos.

A dica é aguar bem devagar e pequenas pausas, à medida em que colocam água, para que a planta consiga absorver a água e realizar a drenagem.